O carro que você vê nestas fotos parece ter sido feito para não vender. No lançamento do modelo, a Ford se concentrou no hatch porque, segundo ela, quem compra esse tipo de sedã quer uma motorização maior. Ou seja, ele vem mais para fazer número do que para cair no gosto popular. Será mesmo? Não dá para ter certeza. Quando lançou o Novo Focus, em 2008, a Ford apostava suas chas no sedã, em virtude de seu segmento estar aquecido. Mas o sedã não emplacou, continuou vendendo menos da metade (755 unidades em dezembro) da versão hatch. Essa previsão sinistra para o 1.6 Flex pode ser outro equívoco.

Com inegáveis qualidades, o motivo mais palpável para o ostracismo do Focus Sedan é o peso dos concorrentes. Disputar mercado com Civic e Corolla não é fácil! Mas essa versão de entrada poderia alavancar suas vendas. Com a carroceria antiga, a chegada do motor 1.6 melhorou os números de venda do modelo. Existem pessoas dispostas a abrir mão de cilindrada por mais conforto a preço atraente, pessoas que não querem pagar cerca de R$ 54 mil por um Polo Sedan equipado. A Honda apostou nesse consumidor com o City e a Kia com o Cerato. E eles estão vendendo bem, principalmente o japonês (2.582 unidades).

De fato o motor Sigma 1.6 (116 cv) não oferece um desempenho brilhante ao movimentar um sedã de quase 1.300 kg. Apesar da so sticação tecnológica em relação ao 1.6 Rocam (entre elas o bloco em alumínio, o duplo comando no cabeçote e as 16 V), a diferença de desempenho não será notada pelo consumidor que “sentirá” a evolução apenas na manutenção do motor, que cará mais cara.

Mas o carro roda bem, acelera com vigor, chega aos 100 km/h em pouco mais de 12 segundos e alcança os 186 km/h. Su ciente para a proposta. Apesar de o pico de torque (excelentes 16,3 kgfm) aparecer a altas 4.250 rpm, 80% dessa força está disponível a 1.500 rotações. Isso garante agilidade na cidade e retomadas aceitáveis na maior parte do tempo. No entanto, o propulsor apresenta um “buraco de força” em torno das 3.500 rpm que acaba comprometendo seu desempenho em situações especí cas. O silêncio ao rodar, destacado pela marca, não é tão grande assim, principalmente acima dos 4.500 giros.

Entre os equipamentos, duplo airbag, direção hidráulica, ar-condicionado, CD Player, ajuste de altura dos faróis e vidros elétricos. Só uma coisa pode atrapalhar o Focus Sedan 1.6: o preço. A marca sugere R$ 54.400, mas o modelo 2.0 gasolina vinha sendo vendido por valor menores nos últimos meses.