Big Brother do trânsito

Seja por questão de segurança, seja por curiosidade, as câmeras em automóveis que captam imagens das ruas viraram mania. Além de flagrar situações de trânsito e acidentes, elas podem registrar até fenômenos raros, como a queda de um meteoro, conforme ocorreu recentemente na Rússia. Mas saiba que para gravar tais imagens não é necessário nenhum tipo de equipamento especial. Basta fixar seu smartphone no para-brisa do carro, usando um suporte apropriado, e instalar nele um app como o DailyRoads Voyager.

O DailyRoads Voyager está disponível gratuitamente, por enquanto, somente para Android. Usuários de iPhone, porém, podem encontrar diversas opções de apps do tipo buscando por DashCam na App Store. No DailyRoads Voyager, é possível escolher entre o registro da imagem por fotos ou vídeos. Na primeira opção, pode-se escolher a qualidade e o tamanho das fotos e o intervalo entre elas. No caso dos vídeos, também dá para escolher a resolução – que pode ser até Full HD, se o smartphone for compatível.

Todas os filmes e imagens ficam registrados na memória do próprio aparelho, mas podem, se o usuário preferir, ser enviadas instantaneamente para a “nuvem”, usando a conexão de internet do aparelho, e acessadas depois no site do app. Ativando a localização por GPS, ainda é possível visualizar em um mapa exatamente onde cada foto ou gravação foi feita – e as coordenadas (latitude e longitude) ficam registradas no nome do arquivo.

 

Velocímetro das antigas (Android)

Com um nome bastante estranho – “Odômetro limite de velocidade”, esse app, gratuito e de uso bastante simples, além de oferecer um odômetro, registra a velocidade em que você está andando e alerta sobre o limite de velocidade na via. Nada muito especial. O mais interessante, porém, é sua interface retrô, que imita os antigos velocímetros dos anos 1950. O banco de dados utilizado parece bastante completo, mas é possível corrigir manualmente eventuais erros.

Car Dashboard (Android)

O aplicativo gratuito ajuda a manter a segurança ao usar o telefone enquanto se dirige. Ao ser iniciado, coloca o telefone automaticamente no modo viva-voz ou ativa o bluetooth, dependendo das configurações escolhidas pelo usuário. O app ainda permite personalizar os atalhos para os apps que você mais usa, além de exibir temperatura, altitude, velocidade e localização atuais, entre outras informações interessantes para o motorista.