Novo Jeep Renegade deve ter base do Peugeot 208; “Baby Renegade” sobe no telhado

Mudança de planos na Stellantis: revista diz que projeto do irmão menor do Renegade é abortado e um novo trio de SUVs, incluindo um novo Fiat e o sucessor do Jeep Renegade, usará a base CMP do Peugeot 208

0
119
Pequeno para o Brasil? Nossas fontes na Itália descreveram o modelo ilustrado aqui, mas, no Brasil, nossos informantes dizem que o novo SUV da Jeep é pequeno demais. Mas nada está 100% decidido
Este seria o Baby Renegade, segundo ilustração da Quattroruote. Ilustração: Marcelo Poblete

Conforme informamos aqui em primeira mão, um novo SUV da Jeep, ainda menor que o Jeep Renegade, estava em gestação para a fábrica do grupo na Polônia. Agora, nossa parceira italiana Quattroruote traz novas informações, que fazem o tal do Baby Renegade, como estava sendo chamado o modelo ilustrado acima, “subir no telhado” – e indicam que o projeto, na verdade, passou a ser de um substituto para o Renegade atual, que compartilhará, com um novo SUV compacto da Fiat, a plataforma do novo… Peugeot 208 (leia avaliação)!

O projeto original de um novo trio de SUV-crossovers, de quando o grupo ainda era “somente” FCA (Fiat Chrysler Automobiles) incluía, sim, modelos ainda mais compactos, com comprimento na faixa de quatro metros – um seria justamente o “Baby-Renegade”, que se somaria ao Renegade, em vez de substituí-lo (e um Fiat nem sequer era cogitado,  falava-se apenas em um Lancia).


+Comparativo de SUVs: Jeep Compass vs. VW Taos e Toyota Corolla Cross
+Jeep Commander chega em duas versões com motor diesel e muito luxo
+Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+Carros pra casar: Jeep Wrangler Rubicon é o que todo SUV sonha ser

Com o nascimento e organização definitivos da Stellantis, e as contas feitas, tudo mudou: sai Lancia, entra Fiat – e, com o anúncio de que a fábrica de Melfi, na Itália, fará quatro elétricos na nova plataforma STLA, mais sofisticada, ficou claro que os novos SUVs que serão fabricados da Polônia nada mais são que os substitutos de Fiat 500X (leia avaliação) e Jeep Renegade. O comprimento ficará na faixa de 4,30 m, e garantirá mais espaço interno, até porque o novo Peugeot 2008, que usa a mesma plataforma CMP, tem 2,61 m de entre-eixos (contra 2,57 nos 500X/Renegade atuais).

Os três modelos devem começar a ganhar vida apenas em 2023, na Europa. No Brasil, não desvendamos datas e quais deles de fato vêm. O novo Jeep Renegade, obviamente, virá. Mais detalhes e projeções do novo Fiat você confere na edição de outubro/novembro da revista MOTOR SHOW.

Mais no BLOG SOBRE RODAS:

+Como instalei um carregador de carro elétrico na minha vaga no prédio
+Carros pra casar: Jeep Wrangler Rubicon é o que todo SUV sonha ser
+Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+Estratégia de guerra: Ford deveria abandonar Territory e trazer Bronco Sport 1.5
+Código de Trânsito: onze acertos e quatro erros da nova lei de trânsito
+Avaliação: compre o Honda Civic 2021 antes que acabe
+A GM ajudou a matar o carro elétrico 20 anos atrás. Agora morrerá por ele?
+Carros elétricos mais vendidos do Brasil em 2020: confira o ranking e veja todos os elétricos à venda
+Com Honda City Hatch, marca segue estratégia para mercados emergentes. Como fica o novo Fit?