Volkswagen, Fiat ou Chevrolet? Após quatro anos na liderança de vendas de automóveis e comerciais leves no mercado brasileiro, a marca da gravata dourada pode perder a posição este ano. As candidatas a roubar seu título são a Fiat – que retomaria a posição que tomou da Chevrolet em 2006 e perdeu, para a mesma Chevrolet, em 2016 – e a Volkswagen, que não sobe na posição mais alta do pódio desde o longínquo 2000, embora tenha tido o carro mais vendido de 1962 a 1982 (Fusca) e de 1987 a 2013 (Gol). Quem leva o título de marca mais vendida em 2020? Façam suas apostas, que farei a minha.

Volkswagen Fiat ChevroletClique para abrir o gráfico ampliado em outra aba (feche-a para voltar) Os dados de 2020 são de jan-set

Começo esta análise mostrando que os motivos que levaram tanto a Volkswagen quanto a Fiat a superarem a Chevrolet, neste dois meses em particular, me parecem um tanto pontuais. Vamos lá.

 

MESES ATÍPICOS

A Volkswagen “estourou” de vender T-Cross em julho, com uma conjunção do “acúmulo” de modelos T-Cross PCD, que levou o SUV a ser o carro mais vendido do Brasil em julho (leia aqui).

Além disso, a marca fez o lançamento do VW Nivus (aqui), além de ter um crescimento surpreendente do veterano Gol, vice-líder este mês, atrás do Onix (imbatível desde 2015, agora em nova geração) e à frente do Hyundai HB20 (agora também renovado, mas com design polêmico que espantou parte da clientela).

Já a Fiat fez enfim o tão aguardado lançamento da Strada. Antes mesmo da pandemia, muitos já consideravam que ele já tinha passado da hora. Aí a picape foi mostrada no começo de março, a pandemia chegou, e depois ela foi lançada novamente no finalzinho de junho, havendo assim, também, um represamento das vendas.

Com a liberação, mesmo que ainda não completa, agora, as vendas foram incríveis, levando a picape a ser o modelo mais vendido do Brasil agora em setembro. E este é um Fiat que deixa Volkswagen e Chevrolet comendo poeira há tempos com a Saveiro e a Montana.

+Novo Peugeot 208 fica mais barato, mas não é novo preço nem “bônus”
+Avaliação: Chevrolet Trailblazer 2021 é SUV de verdade com preço atraente
+VW Taos: SUV terá motor 1.5 e câmbio de sete ou oito marchas (não no Brasil)

Mesmo passados o represamento do T-Cross, o resultado da Volks tem mais tendência de se manter mais alto do que no passado. Hoje ainda há muita gente trocando polo por Nivus – vejo bem menos trocando T-Cross por Nivus, mas também há. Mas, mesmo havendo essa migração interna entre modelos Volks, acredito que, com a soma do Nivus, um modelo novo na linha, os resultados devem continuar bons para a marca alemã.

PreviousNext

Já no caso da fabricante italiana, a nova Fiat Strada substitui outra Strada, então talvez seja um pico de vendas pico mais pontual. Mas vale frisar que este pico se formou em um platô, ou planalto, já consolidado por bons produtos, como o Argo e suas inúmeras versões, sendo as mais recentes as populares (e ótimas) versões Trekking (leia avaliação), que vem ganhando o merecido respeito e mais popularidade junto ao consumidor.

PreviousNext

Portanto, Fiat e Volkswagen devem continuar colhendo os frutos de seus investimentos mais recentes, e se mantendo em um patamar mais alto de vendas em comparação com aqueles do ano passado. Assim, devem seguir ameaçando, com frequência, a liderança da Chevrolet.

SEM DORMIR NO PONTO

Mas a Chevrolet não está parada diante do avanço da Volkswagen e da Fiat, e, entre o final do ano passado e meados deste ano, renovou totalmente dois modelos importantíssimos em sua linha. O Chevrolet Onix, líder de vendas há anos, ganhou uma nova geração maior e mais interessante, e ainda manteve a carroceria antiga em versões de entrada, com preço bom. E vale lembrar que isso não apenas com a carroceria hatch, mas também com a de sedã – o Onix Plus está em terceiro no ranking geral de janeiro até setembro.

PreviousNext

Enquanto isso, no segmento de SUVs compactos, a marca finalmente lançou a versão nacional do Tracker, para substituir o que era antes importado do México. Mais interessante tanto como produto quanto nos preços, o modelo foi líder de vendas no segmento de SUVs em setembro.

PreviousNext

Outro produto da Chevrolet sem rival à altura na Fiat e na Volkswagen é a picape S10 (leia avaliação) que se renovou e se consolidou no segundo lugar em setembro, próxima da Toyota Hilux. E, em menor volume, a versão SUV da S10, o Trailblazer, e o Chevrolet Equinox, com nova opção de motorização, também vêm ganhando espaço no segmento de utilitários esportivos médios e grandes — contribuindo para o resultado final da marca.

CONCLUSÃO

Então, Volkswagen, Fiat ou Chevrolet? Tudo isso considerado, este Blog Sobre Rodas aposta que a Chevrolet pode até perder a liderança de vendas no acumulado do ano em algum momento – o que quase aconteceu agora em setembro (foi anunciado, mas od dados estavam errados.

Mesmo que isso venha a acontecer agora em outubro, deve ser pontual. O SUV médio Taos poderia ajudar a Volks a fechar o ano na frente, mas ele chega só no segundo trimestre de 2021. Então, a tendência é que em 2020 com a Chevrolet, de novo, fique no topo do pódio — tanto com o Onix, como modelo, quanto como marca (o Tracker não tem chance porque não está à venda desde janeiro). É a aposta deste blog. Mas a Volks pode surpreender, dependendo das estratégias comerciais. Falamos em janeiro.