BMW cria protótipo do elétrico i3 com extensor de autonomia a etanol

Disponível como opcional, equipamento funciona como um gerador e estende o alcance do veículo em até 150 km

0
495
BMW i3
BMW i3

A BMW iniciou no Brasil um projeto para converter o Rex, o extensor de autonomia do elétrico i3, para aceitar o etanol no lugar da gasolina.

+ Audi terá só carros elétricos a partir de 2033
+ Nissan prepara carro elétrico para rodar com etanol batizado; entenda
+ Lancia apresenta o patinete elétrico Ypsilon Hybrid Ecochic
+ Volkswagen inicia produção do caminhão elétrico e-Delivery no Brasil


Equipamento opcional no elétrico BMW i3, o Rex é um pequeno motor de moto de dois cilindros e 650 cc que ocupa o mesmo espaço do motor elétrico de 170 cv, mas que está lá apenas com a função de ser um gerador de energia elétrica. Quando a carga da bateria motriz está baixa, o sistema entra em ação para garantir uma autonomia extra de até 150 km.

O projeto de conversão está sendo realizado pela engenharia local da marca em parceria com a empresa local AVL do Brasil. O Rex que equipa o protótipo — que foi batizado de i3 Zero Impact Emission CO2 Neutral Ethanol Range Extender — teve a taxa de compressão aumentada de 10:1 para 14:1.

Como resultado da substituição da gasolina pelo etanol, há redução na emissão de CO2 na atmosfera devido ao ciclo neutro de emissões do etanol produzido a partir de cana-de-açúcar, onde há consumo de CO2 durante seu crescimento. Há ainda o aumento de eficiência por conta do desenvolvimento de um motor modificado, especificamente, para utilização do etanol, permitindo usufruir de suas propriedades.

De acordo com a BMW, não há uma data para a implementação da nova tecnologia nos veículos comercializados em série. O i3 está disponível atualmente no Brasil em duas configurações (com e sem o Rex), com preços que partem de R$ 274.950.

Mais na Motor Show

+ Pedágios de rodovias de SP terão reajuste de 8,05% a partir de 1º de julho
+ Leilão na próxima quarta (30) tem dois Volkswagen Passat dos anos 1970
+ Comparativos históricos (2011): Renault Sandero Stepway vs. VW CrossFox
+ Aston Martin Valkyrie AMR Pro produz 1.100 cv sem sistema híbrido
+ Mercedes-Benz 1968 ganha motor e interior do Mercedes-AMG C 63 S
+ JAC iEV750V é van elétrica com preço de R$ 386.990