BMW desenvolve sistema que utiliza água para "envenenar" motores

0
125

A BMW desenvolveu um sistema que utiliza injeção de água nos cilindros para aumentar a potência dos motores. O equipamento será testado no BMW M4 Coupe que irá atuar como safety car na temporada 2015 da MotoGP.

O sistema funciona resfriando a temperatura do ar da combustão, permitindo adiantar o ponto de ignição sem o risco de batida de pino. O resultado, além da melhora no desempenho, é a redução do consumo de combustível. Infelizmente o fabricante alemão não revelou os dados de potência do modelo.


A injeção é controlada por uma série de válvulas e sensores, que analisam variáveis como carga do acelerador, rotação do motor e temperatura. A água está armazenada em um recipiente especial de cinco litros, localizado dentro do porta-malas do esportivo.

O safety car servirá de protótipo para a instalação do sistema nos carros de produção da empresa. Apesar de incomum nos automóveis, o uso da injeção de água nos cilindros não é novo, tendo sido utilizada em propulsores de aviões de caça e bombardeiros na Segunda Guerra Mundial.