A BMW está celebrando os 50 anos de sua divisão esportiva M. Após cinco décadas, a marca elegeu seus dez carros mais icônicos da BMW Motorsport.

Veja os modelos abaixo:

M1 (1978)

PreviousNext

Modelo criado em 1978, o M1 nasceu para competições. Para sua homologação, era necessário que uma quantidade mínima de exemplares fosse produzida, resultando em 456 deles fabricados em três anos.

Seu motor é o de seis cilindros em linha M88/1 com deslocamento de 3,5 litros, aprimorado pela BMW M, que rendia 277cv a 6.500rpm e 330Nm a 5.000rpm. Foi também o primeiro carro levado às ruas com o M em seu nome.

M3 E30 (1985)

PreviousNext

A geração E30 da Série 3 logo se tornou referência e a chegada de sua versão M foi divisora de águas. O primeiro M3 também era voltado para a base de veículos de competição, especificamente para o Grupo A. Isso levou a empresa a optar por um motor de 2,3 litros, de 16 válvulas de quatro cilindros, o primeiro de uma série de 3 deste tipo.

Z3 M Coupé (1997)

PreviousNext

Ao ser lançado, o Z3 Coupé rompeu com uma série de padrões no final dos anos 90 e virou tendência com seu estilo de carroceria “Shooting Brake”. Sua versão M conseguia ir de 0-100km/h em 5,4s, graças ao motor de 321cv de 3,2 litros, de seis cilindros em linha e um diferencial traseiro autoblocante.

M5 E39 (1998)

PreviousNext

Em 1998, o Série 5 da BMW seguia seu caminho incluindo seu primeiro e último motor V8 aspirado no E39. Era criado, então, um M5 com aspecto simples, mas mecânica de automóveis esportivos.

Com regulação variável das válvulas de admissão e escape, a potência do sedã era de até 400cv e podia acelerar de 0 a 100km/h em 4,8s, além de poder atingir velocidade máxima de 298km/h.

M3 CSL E46 (2003)

PreviousNext

O BMW M3 CSL foi uma homenagem aos coupés mais leves das décadas de 1940 e 1950. O modelo reduziu 110kg do peso padrão de M3, com 1.382kg, graças aos ajustes em sua construção.

Além disso, o motor de 3,2 litros ganhou 17cv, totalizando 360cv, devido alterações na sua parte eletrônica e consumo. Sua suspensão era feita sob medida, com a herança da corrida. A transmissão Sequencial M da BMW, com Drivelogic e M Track Mode completava o pacote.

M5 E60 (2005)

PreviousNext

Em 2005 foi lançado o M5. Com um motor herdado da Fórmula 1, o famoso V10 aspirado que girava até as 8.250rpm, o BMW M5 E60 foi o primeiro da divisão a ultrapassar os 500cv, chegando a 507cv.

M3 GTS (2010)

PreviousNext

A única geração da M3 com um motor V8 foi a mesma que se despediu desse nome pelo seu design coupé, a M3 GTS. Havia apenas 150 exemplares no tom Fire Orange.

O motor V8 cresceu de 4,0 para 4,4 litros, com uma potência de 450cv e 440Nm. Com esse conjunto, o modelo acelerava de 0-100km/h em 4,4s e tinha velocidade máxima de 305km/h.

1M Coupé (2010)

PreviousNext

Em 2010, a BMW entregava seu primeiro M compacto, um Série 1 com motor de seis cilindros em linha e 3 litros Twin Power Turbo com 340cv e até 500Nm com a função de overboost.

A sua relação peso/potência era de 4,4kg/cv, o que resultava no equilíbrio para a condução esportiva. 

M2 CS (2019)

PreviousNext

A saga M2 atingiu o seu auge com a versão CS, que teve grandes evoluções em relação aos seus antecessores se tornou um carro esportivo compacto.

O veículo é equipado com câmbio manual de seis marchas e seu motor de 3,0 litros e seis cilindros em linha Twin Power Turbo ganhou 40cv, chegando a 450cv, entregues a 6.250rpm. Além disso, foi o primeiro M2 equipado com suspensão adaptativa e freios em carbono-cerâmica como opcional.

M4 CSL (2022)

PreviousNext

Depois de quase 20 anos, voltam as siglas CSL. O retorno foi feito pelo M4 CSL, que se tornou o BMW mais rápido na pista de Nürburgring Nordschleife, com o tempo de 7 minutos, 15 segundos e 677 milésimos.

Seguindo o padrão CSL, o M4 tem sua potência expandida para 550cv e seu peso reduzido em 100kg graças ao uso de fibra de carbono (CFRP) em diversos componentes. Além disso, sua suspensão rebaixada e ajustes especiais de tração garantem o máximo de controle nas pistas de corrida.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Jeep Renegade: versão Limted vai retornar na linha 2023
+ Licenciamento: veja o calendário completo e como pagar em SP
+ Gasolina em SP deve ficar R$ 0,48 mais barata na bomba
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Chevrolet libera teaser da nova geração da S10; assista
+ Compra do Ano 2023/Hatch premium: Mercedes-Benz Classe A
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Piquet chama Hamilton de ‘neguinho’ e é repudiado por Mercedes e F1
+ Creta 2023 recebe comando de voz para o teto solar; veja os preços
+ Novo Fusca mescla linhas do passado e itens futuro por R$ 3 milhões
+ Ford revela nova Ranger Raptor com as cores da bandeira LGBTQ+