17/01/2019 - 18:23
A BMW anunciou nesta quinta-feira (17) o recall no Brasil de unidades de sete modelos produzidas entre 1994 e 2008.
O chamado para reparo é motivado por uma série de problemas, que vão de falhas em componentes na suspensão e nos freios até o risco de incêndio.
Os proprietários dos veículos afetados devem agendar o reparo gratuitamente na rede de concessionários da marca. Outras informações podem ser obtidos pelo telefone 0800 019 7097 ou pelo site da BMW.
Confira nas tabelas abaixo os veículos afetados pelo recall:
BMW Série 3 | ||||
Modelo | Chassis afetados | Período de fabricação | Reparo | Risco |
320i (E46) | CG51027 | 2001 | Substituição dos suportes de apoio dos amortecedores dianteiros | Perda do controle da direção do veículo devido ao desprendimento do rolamento dos suportes de apoio dos amortecedores dianteiros |
323i (E46) | De FM82805a FM83097 | 1999 | Verificação e, se necessário, substituição do interruptor da luz de freio | Mau funcionamento das luzes de freio |
323Ci Coupé (E46) | JH67072 e JH67275 | 1999 | Verificação e, se necessário, substituição do interruptor da luz de freio | Mau funcionamento das luzes de freio |
328i (E46) | De EH74749 a EH75134 | 1999 | Verificação e, se necessário, substituição do interruptor da luz de freio | Mau funcionamento das luzes de freio |
330i (E46) | De JT46374 a PE00349 | Entre 2000 e 2001 | Verificação e, se necessário, substituição das rodas | Perda do controle da direção do veículo devido à perda de ar repentina do pneu |
Substituição dos suportes de apoio dos amortecedores dianteiros | Perda do controle da direção do veículo devido ao desprendimento do rolamento dos suportes de apoio dos amortecedores dianteiros |
BMW Série 5 | ||||
Modelo | Chassis afetados | Período de fabricação | Reparo | Risco |
530i (E34) | GE63124 | 1994 | Substituição do módulo geral por uma versão atualizada | Travamento involuntário das portas, com os passageiros dentro do veículo |
530i Touring (E34) | De GF66646 a GF66653 | 1994 | Substituição do módulo geral por uma versão atualizada | Travamento involuntário das portas, com os passageiros dentro do veículo |
540i (E34) | De GF06511 a GF07073 | 1994 | Substituição do módulo geral por uma versão atualizada | Travamento involuntário das portas, com os passageiros dentro do veículo |
540i Touring (E34) | GK00788 | 1994 | Substituição do módulo geral por uma versão atualizada | Travamento involuntário das portas, com os passageiros dentro do veículo |
530i (E60) | CM04409 e CM05094 | 2006 | Verificação e, se necessário, substituição dos amortecedores traseiros | Perda do controle da direção do veículo devido ao desprendimento dos amortecedores traseiros |
540i (E39) | GG87451 e GG87738 | 1999 | Verificação e, se necessário, substituição do interruptor da luz de freio | Mau funcionamento das luzes de freio |
545i (E60) | De B077776 a B079527 | Entre 2003 e 2004 | Instalação de um anel de retenção no acoplamento rápido da linha de combustível | Vazamento de combustível em caso de colisão frontal severa |
550i (E60) | CN20942 | 2006 | Verificação e, se necessário, substituição dos amortecedores traseiros | Perda do controle da direção do veículo devido ao desprendimento dos amortecedores traseiros |
BMW Série 6 | ||||
Modelo | Chassi afetado | Período de fabricação | Reparo | Risco |
645Ci Coupé (E63) | B200676 | 2004 | Instalação de um anel de retenção no acoplamento rápido da linha de combustível | Vazamento de combustível em caso de colisão frontal severa |
BMW Série 7 | ||||
Modelo | Chassis afetados | Período de fabricação | Reparo | Risco |
750i (E38) | De DG21519 a DG21760 | 1995 | Verificação e, se necessário, substituição do eixo de roda traseiro | Perda do controle da direção do veículo por quebra no cubo de roda traseiro direito |
750Li (E38) | De DH36768 a DH36904 | 1995 | Verificação e, se necessário, substituição do eixo de roda traseiro | Perda do controle da direção do veículo por quebra no cubo de roda traseiro direito |
750i (E65) | DH77822 | 2006 | Verificação e, se necessário, substituição dos amortecedores traseiros | Perda do controle da direção do veículo devido ao desprendimento dos amortecedores traseiros |
BMW Z4 | ||||
Modelos | Chassis afetados | Período de fabricação | Reparo | Risco |
Z4 3.0i Roadster (E85) | De LS61138 a LS62769 | 2003 | Verificação e, se necessário, instalação de uma resistência na bomba de combustível | O motor parar de funcionar durante o uso, sendo possível religá-lo apenas após 20 minutos, aproximadamente |
BMW X3 | ||||
Modelo | Chassis afetados | Período de fabricação | Reparo | Risco |
X3 2.0d (E83) | WJ55333 | 2008 | Substituição do dispositivo de aquecimento do filtro de combustível | Descarga precoce da bateria e possível incêndio por curto circuito |
BMW X5 | ||||
Modelos | Chassis afetados | Período de fabricação | Reparo | Risco |
X5 3.0i (E53) | De LM21026 a LM25098 | De 2000 a 2001 | Verificação da folga do pedal do freio e, se necessário, substituição do suporte do pedal | Impossibilidade de acionamento do freio pelo respectivo pedal |
X5 4.4i (E53) | DeLG92213 a LU53241 | De 1999 a 2004 | Substituição da DME (Unidade Eletrônica Digital do Motor) e programação das unidades de comando | O motor pode para de funcionar durante o uso |
Verificação do torque aplicado nos parafusos de fixação do diferencial dianteiro, suporte de rolamento do semieixo direito e suporte do motor | Ruídos indesejáveis e perda de tração durante o uso | |||
Verificação e, se necessário, substituição do interruptor de posição da transmissão | Impossibilidade do aumento de marchas (possível apenas redução) | |||
Verificação da distância entre a tubulação de freio e da coluna de direção e, se necessário, correção | Falha no funcionamento do sistema de freios devido à vazamento | |||
Montagem de um espaçador de borracha entre as tubulações do filtro de óleo e de freio | Falha no funcionamento do sistema de freios devido à vazamento | |||
Verificação da folga do pedal do freio e, se necessário, substituição do suporte do pedal | Impossibilidade de acionamento do freio pelo respectivo pedal | |||
Verificação da data de fabricação dos cintos de segurança dianteiros, e se necessário, substituí-los | Atuação restritiva ineficiente dos cintos de segurança dianteiros | |||
X5 4.8is (E53) | De LD79267 e LD79268 | De 2005 | Substituição da placa guia do bloqueio de estacionamento da transmissão | O veículo pode mover-se mesmo com a alavanca da transmissão em P |
X5 xDrive48i (E70) | De LY64447 a LY87899 | De 2006 a 2007 | Instalação de cabos de massa (fio terra) entre a tubulação de combustível e a bobina de ignição | O motor pode parar de funcionar durante o uso |
Verificação e, se necessário, substituição da tampa do reservatório de expansão do fluído de freio | Falha na detecção de perda de fluido de freio, podendo ocasionar falha no funcionamento do sistema de freios |