Nesta segunda-feira, 28, a BMW lançou o i7 no mercado brasileiro. O sedã entrega visual, luxo, tecnologia, potência e autonomia. No entanto, cobra por isso. Mais precisamente R$ 1.282.950. Trata-se do veículo topo de gama da marca no Brasil.

BMW i7 – Crédito: Mauro Balhessa/IstoÉ

Visual

Ao me deparar com o elétrico, fiquei com uma sensação de que ele lembra um clássico, de porte parrudo, com uma pitada de Rolls Royce, mas com linhas contemporâneas.

BMW i7 – Crédito: Mauro Balhessa/IstoÉ

O design exibe um conjunto óptico dividido em duas partes, com luzes de LED afiladas, que simulam cristais em cima fazendo o papel do DRL; e faróis em LED com tecnologia Matrix, para iluminação noturna. A grade de duplo rim é na vertical e tem as bordas iluminadas.

BMW i7 – Crédito: Mauro Balhessa/IstoÉ

Atrás, o visual limpo conta com lanternas afiladas e tridimensionais que invadem o porta-malas – ele tem capacidade para 500 litros de bagagem, com acionamento elétrico ou por meio de abertura por sensores, quando o motorista passa o pé por baixo do para-choque.

BMW i7 – Crédito: Mauro Balhessa/IstoÉ

Nas laterais, maçanetas embutidas na carroceria e as rodas de 21 polegadas. Ao vivo, o comprimento é gigante, exatos 5,39 metros. Isso somados aos 1,95 m de largura e 1,54 m de altura.

BMW i7 – Crédito: Mauro Balhessa/IstoÉ

Interior

Para entrar e sair, as portas abrem sozinhas por meio de chave virtual. Por dentro, é notório o espaço e o conforto presentes, não à toa o entre-eixos de 3,21 metros do sedã. O banco em couro abraça o corpo e dispõe de vários tipos de regulagem e massagem para os ocupantes.

Há também duas telas (12,3” e 14,9”) do chamado “BMW Live Cockpit Professional”, em formato de uma única peça, que compõem o painel de instrumentos e central multimídia.

BMW i7 – Crédito: Rafael Sales/IstoÉ

Para o passageiro atrás à direita, lado oposto ao do motorista, uma surpresa, ele tem o modo “primeira classe”, no qual o assento se reclina e estica. Tudo isso em meio a materiais nobres e detalhes em cristal.

PreviousNext

E por falar no banco de trás, lá também reserva muita tecnologia e conectividade. Há outras duas telas de 5,5 polegadas cada uma, posicionadas próximas aos puxadores de porta, as quais controlam diversas funções do veículo.

BMW Theater Screen

Além de tudo isso, nada se compara ao “BMW Theater Screen”. Trata-se de uma tela de 31″ que fica embutida no teto do i7. Ela pode aproximar, recuar, inclinar diante do passageiro traseiro, fora a resolução (que é em 8k!).

O sistema possui Amazon Fire TV e permite assistir plataformas de streaming. Para isso, a BMW promete um pacote de dados de 20 GB por mês com um ano de duração para os compradores.

PreviousNext

O sistema de som é assinado pela Bowers & Wilkins e pulsa 2.000 watts de potência em 36 alto-falantes espalhados pelo carro.

BMW i7 – Crédito: Rafael Sales/IstoÉ

Motorização

Só lembrando, o i7 é um carro e, como tal, é equipado com motor. No caso, são dois propulsores elétricos, um no eixo dianteiro e outro no traseiro. O conjunto motriz gera 544 cv de potência e torque imediato de 745 Nm. Com isso, o sedã vai de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e tem velocidade máxima limitada a 240 km/h.

Autonomia

Com a carga cheia, o i7 alcança 479 quilômetros no ciclo PBEV sem precisar recarregar. Ele tem bateria de 101,7 kWh e capacidade de carregamento rápido – de 10 a 80% em apenas 34 minutos em redes DC com 195 kW de potência.

De série, o sedã vem com três carregadores, sendo dois BMW Wallbox (22 kW) e um Flex Charger (11 kW).

Manobrista

O modelo tem assistentes de direção autônomos nível 3. Ele é equipado com o sistema Driving Assistant Professional, que engloba uma série de assistentes, como controle adaptativo de velocidade viagem e o Lane Keeping Assistant, capazes de manter o carro na estrada sem interferências do motorista. Além disso, há também o Remote Control Parking, que por meio do aplicativo My BMW, é possível sair do seu veículo antes de estacioná-lo na vaga desejada – e o i7 estaciona totalmente sozinho.

Mercado

O novo BMW i7 desembarca em versão única (xDrive60 M Sport) e será ofertado em sete opções de cores: Branco Alpino, Preto Safira, Cinza Sophisto, Branco Mineral, Cinza Oxide, Cinza Brooklyn e Vermelho Aventurine. O interior, por sua vez, terá cinco opções de acabamento em Couro Merino: Tartufo, Smoke White, Preto, Mocha e Amarone.