01/03/2023 - 12:02
Após quatro anos de desenvolvimento, a BMW vai disponibilizar para vários “grupos-alvos” uma frota de 100 unidades do iX5 Hydrogen para testes e demonstração.
Vale lembrar que ele foi apresentado pela primeira vez como conceito no IAA Mobility (Salão de Frankfurt) em 2019, e os primeiros protótipos no mesmo evento em 2021.
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BMW iX5 Hidrogen
Desenvolvido com base no atual X5, o iX5 Hydrogen conta com a quinta geração do BMW eDrive. O sistema também contempla um motor elétrico, transmissão, unidade de controle e uma bateria de íons de lítio – desenvolvida especialmente para este modelo.
Ao todo, o trem de força oferece 401 cv de potência. A BMW também afirma que, quando ocorre uma desaceleração e frenagem, o motor também funciona como um gerador, alimentando a energia de volta para a bateria.
Com isso, o SUV pode ir de 0 a 100 km/h em 6 segundos. A sua velocidade máxima é de 180 km/h.
O hidrogênio necessário para abastecer a célula de combustível é armazenado em dois tanques de 700 bar feitos de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP). Juntos, eles contêm quase seis quilos de hidrogênio, o suficiente para dar ao BMW iX5 Hydrogen um alcance de 504 km (WLTP). Encher os tanques de hidrogênio leva apenas de três a quatro minutos.
As células de combustível são da Toyota. As duas companhias contam com uma parceria e colaboram nesses sistemas desde 2013.
Transição energética
“O hidrogênio é uma fonte de energia versátil que tem um papel fundamental a desempenhar no processo de transição energética e, portanto, na proteção do clima”, disse Oliver Zipse, presidente do conselho de administração da BMW AG .
E completa: “devemos usar esse potencial para também acelerar a transformação do setor de mobilidade. O hidrogênio é a peça que faltava no quebra-cabeça quando se trata de mobilidade livre de emissões. Uma tecnologia por si só não será suficiente para permitir uma mobilidade neutra em termos climáticos em todo o mundo”.
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