17/04/2023 - 16:58
A BMW confirmou o início da produção do novo X1 (veja o teste aqui) no Brasil, em sua fábrica localizada em Araquari, Santa Catarina.
O modelo começa a ser produzido por aqui apenas seis meses após o seu lançamento na Europa. Isso faz parte do aporte de R$ 500 milhões anunciado em novembro de 2021. Vale lembrar que, além do novo X1, a fábrica de Araquari também é a responsável pela produção do Série 3, do X3 e do X4.
“A Planta Araquari é de fundamental importância para as nossas operações comerciais e para a nossa estratégia de foco no cliente. Ela nos permite flexibilidade e agilidade para atendermos às demandas rapidamente”, afirma Maru Escobedo, Presidente e CEO do BMW Group Brasil, em nota divulgada.
E completa: “o novo BMW X1 será um excelente reforço para mantermos a liderança no segmento premium total pelo quinto ano consecutivo.”
+ BMW apresenta XM Label Red, com visual agressivo e 748 cv de potência
+ Teste rápido: novo BMW X1 está mais potente e luxuoso
+ BMW Motorrad pretende aumentar a produção de motos em 25% no Brasil
+ Segredo: novo BMW X2 será mais cupê e (ainda) menos SUV
+ BMW inicia a produção do iX5 a hidrogênio, que será testado mundialmente
Novo visual
O modelo cresceu 6,1 centímetros no comprimento (4,50 m no total). Desses, 2 centímetros são de entre-eixos (2,69 m contra 2,67 m do modelo anterior), para dar mais espaço interno e conforto para os ocupantes do banco traseiro.
Completam as medidas, 2 cm extras na largura (de 1,82 m para 1,84 m) e 5 centímetros a mais de altura (de 1,59 m para 1,64 m). O porta-malas tem 476 litros com os bancos na posição normal e 1.527 litros com os bancos rebatidos.
O design agregou um para-choque redesenhado, com novas tomadas de ar agressivas. A grade duplo-rim também foi atualizada, assim como os faróis, que são full LEDs adaptativos em todas as versões.
O para-choque traseiro, assim como o layout de luzes do conjunto ótico traseiro, ganharam novo visual. As rodas têm design e tamanho exclusivos: 18 polegadas para a versão sDrive18i, 19 polegadas na versão sDrive20i X-Line e 20 polegadas na versão sDrive20i M Sport.
Novo painel, como o do BMW iX
O novo BMW X1 passa a ser equipado com uma tela curvada em TFT de alta resolução — composta por duas peças, de 10,2″ (painel de instrumentos) e 10,7″ (multimídia) —, com o novo Sistema Operacional 8.
Similar ao sistema utilizado nos modelos recém-lançados pela marca, os comandos podem ser acionados por voz, tato ou pelo comando central giratório do i-Drive.
Duas motorizações
Sob o capô, o novo BMW X1 chega ao Brasil com duas opções de motorização. A versão sDrive18i GP é equipada com um motor 1.5 litro (1.499cm³), três cilindros em linha, TwinPower Turbo, que oferece 156 cv de potência máxima (entre 4.700 e 6.500rpm) e 230 Nm de torque, acompanhado por uma transmissão Steptronic de 7 marchas.
Já as versões sDrive20i X-Line e M Sport estão equipadas com a nova geração de motor BMW TwinPower Turbo 2.0 litros (1.998cm³), quatro cilindros em linha, de 204 cv e 300 Nm de torque.
Na comparação com o motor anterior, são 12 cv extras e 20 Nm a mais de torque. O câmbio, assim como na versão sDrive18i, é Steptronic de 7 marchas.
As versões sDrive20i aceleram de 0 a 100km/h em 7,6 segundos e a velocidade máxima é de 236km/h.
Tecnologia
Em relação à tecnologia, o X1 conta com o BMW ConnectedDrive, que fornece serviços como: Chamada de Emergência Inteligente, aviso de manutenção por telemetria, navegação com informação de trânsito em tempo real, portais de notícias, clima e aplicativos, além de serviços remotos que podem ser acionados a partir do app My BMW, como trancar e destrancar as portas, buzinar, localizar o veículo e enviar destinos diretamente ao sistema de navegação. Ainda é possível utilizar aplicativos de smartphones, com preparação para Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
A lista de itens engloba também: Parking Assistant Plus, Driving Assistant Plus, Head-Up Display, teto solar panorâmico, sistema de som Harman Kardon e carregador de smartphone sem fio.
O modelo pode ainda se conectar com a Amazon Alexa e casas inteligentes, além de estar apto para receber atualizações remotas de software quando disponíveis.
Preços e versões:
BMW X1 sDrive18i GP: R$ 296.950
BMW X1 sDrive20i X Line: R$ 328.950
BMW X1 sDrive20i M Sport: R$ 349.950
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Renegade, Compass e Commander: Jeep explica o significado dos nomes
+ Veja quais são os sedãs 0km mais vendidos no Brasil em 2023
+ Como “sobrevivi” ao Porsche 911 GT3 no uso cotidiano
+ Confira o valor do seguro dos carros 0km mais vendidos em 2023
+ Avaliação: Fiat Fastback mostra que imagem não é tudo; vale a pena?
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Veja quais são os hatches 0km mais vendidos no Brasil em 2023
+ Ram bate recorde de vendas no Brasil durante o mês de marçoAvaliação: Volkswagen Virtus 2023 tem missão dupla
+ GWM entrega os primeiros Haval H6 a compradores no Brasil
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Peugeot 208 vs. Hyundai HB20
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Novo Honda City: confira preços, versões e o que mudou
+ Encontro de carros antigos de Águas de Lindóia ocorre em junho
+ Moto 0km da Yamaha lidera buscas online; Honda fica no topo das usadas
+ Volkswagen ID.7 faz sua estreia mundial; veja como ficou