BMW inventa a "garagem-carregador"

Divulgação

Na feira anual de tecnologia CES 2015 (Consumer Electronics Show), que começa hoje em Las Vegas, a BMW i, submarca do grupo BMW, mostrará um inédito sistema de carregamento de veículos elétricos – o BMW i Home Charging Services. Além de preencher as baterias dos carros, ele pode ser integrado ao sistema de energia elétrica residencial.
Com o novo e inédito sistema, o carro é carregado com a energia solar sempre que ela estiver disponível. Se faltar sol ou não se tiver placas solares, o veículo é automaticamente carregado nos horários em que as tarifas de energia são mais baratas (nos EUA, isso pode resultar em uma economia de até 800 dólares por ano, segundo a marca).
Em Las Vegas, a BMW fará uma demonstração ao vivo do sistema. Nesta demonstração, uma garagem especial coberta por placas solares –- chamada de carport – gera energia solar direto para o BMW i Wallbox (já disponível para os modelos i3 e i8, já vendidos aqui), que a utiliza para carregar o veículo. O sistema inteligência artificial para gerenciar dados meteorológicos em tempo real e custos da energia elétrica da rede pública, utilizando a eletricidade do modo mais econômico ecológico possível.
Além dessa novidade, a marca mostra também um novo sistema, ainda em desenvolvimento, capaz de armazenar a energia solar em baterias reaproveitadas (antes utilizadas nos carros elétricos da  BMW i). Essa energia, se não for usada pelo carro, pode ser aproveitada para o uso na casa. A capacidade de usar a energia solar independentemente da hora do dia ajuda a aumentar a auto-suficiência energética no uso residencial.
Já a garagem-carregador (carport), com uma área cobertura de 25 m2, é capaz de produzir energia suficiente para 32 mil quilômetros de condução elétrica por ano (segundo a média mundial). A tecnologia estará disponível para os consumidores norte-americanos a partir do ano que vem – e não deve demorar para chegar ao Brasil.