A BMW promoveu uma apresentação técnica para detalhar algumas tecnologias do iX. O novíssimo 100% elétrico do fabricante bávaro chegará em março deste ano às concessionárias, contudo, na fase de pré-venda acumulou 30 unidades comercializadas em 12 horas, após um sinal dos interessados de R$ 50.000. Duas versões foram reservadas ao nosso mercado: a iX xDrive40 e a iX xDrive50 Sport.

A estratégia de eletrificação da BMW no Brasil iniciou, em 2014, com o i3, o qual o iX se baseia e é construído sobre uma plataforma dedicada. Aliás, as medidas do lançamento são de 4,953 m de comprimento (similar ao do X5), 1,957 m de largura (parecida com a do X7), 1,695 m de altura (semelhante ao do X6) e abundantes 3,000 m de entre-eixos.

PreviousNext

O coeficiente de arrasto é de baixos 0.26 ao passo que a parte inferior do para-choque frontal possui aletas ativas e o lançamento conta com os faróis a laser. O capô não abre e a reposição do líquido do para-brisas, por exemplo, é feita ao levantar o emblema frontal da BMW. Uma das tecnologias do iX está na grade dianteira projetada com nanotecnologia, com a capacidade de autorregeneração ao sofrer leves impactos. Não à toa a BMW categoriza o Ix como o primeiro carro inteligente da marca.

Foto: Divulgação

Atrás, as lanternas afiladas vão embutidas na tampa do porta-malas e o contato com o solo é mérito dos pneus de medidas 275/40 R22 nas quatro rodas, os quais foram desenvolvidos para carros elétricos oferecendo baixa resistência ao rolamento. Os “borrachudos” não são do tipo run flat e o iX acompanha o estepe.

BMW iX
Foto: Divulgação

+ BMW 420i Cabrio M Sport chega ao Brasil
+ BMW Série 8 ganha versão limitada feita por Jeff Koons
+ SUV 100% elétrico BMW iX3 é confirmado para o Brasil
+ Avaliação: BMW 320i M Sport encanta pela condução afiada

Habitáculo minimalista e som 4D

O acesso ao habitáculo é realizado pelo smartphone por meio do BMW Digital Smart Key Plus – o sistema o detecta a uma distância de 20 metros do carro podendo ser compartilhado com até cinco pessoas. Apesar da comodidade, o iX possui a chave física.

Uma vez dentro, impressiona a atmosfera de lounge da mesma forma que os materiais/arremates empregados ao acabamento. Minimalista, a cabine traz à frente dos olhos do motorista e do carona o BMW Live Cockpit Professional, sendo composto por duas telas (12,3″ e 14,9″), com comandos por gestos (uma solução já vista anteriormente no Série 7), além do poderoso sistema de áudio da renomada Bowers & Wilkens trazendo 30 alto-falantes, 1.615 W de potência e função 4D para assegurar uma experiência sonora de arrepiar – o equipamento é encontrado na configuração xDrive50 Sport.

PreviousNext

Outros detalhes aparecem no farto espaço para as pernas/joelhos de quem viaja atrás por conta dos 3,000 m de entre-eixos e o teto solar sem a presença da escotilha. Igual ao Boeing 787, o controle de entrada de luz no interior é realizado por um botão.

BMW iX
Foto: Divulgação
SUV Eco-Friendly 

A propulsão livre de emissões do BMW iX ocorre pelos dois motores movidos a eletricidade, os quais vão instalados no eixo dianteiro e traseiro. Os números de desempenho são de 326 cv e 630 Nm (64,24 kgfm) na versão xDrive40 ou 523 cv e 765 Nm (78 kgfm) na xDrive50 Sport. O zero a 100 km/h é realizado em 6,1 segundos e 4,6 segundos, respectivamente, enquanto a velocidade máxima é de 200 km/h nos dois, com o intuito de preservar a bateria.

A energia vai armazenada no conjunto de baterias de íons de lítio, posicionada no assoalho do carro, com capacidade de 76,6 kWh (xDrive40) ou de 111,5 kWh no xDrive50 Sport – ou seja, corresponde a cerca de 9.000 Iphones, segundo cálculos da BMW.

O conjunto possui 10 módulos (11 no xDrive50 Sport) com 18 células prismáticas ligadas em série. Tudo isso, vai protegido por uma cobertura plástica e o sistema de arrefecimento passa entre os módulos. As dimensões da bateria são de 2,408 m de comprimento, 301 mm de altura e 1,742 m de largura. Segundo a BMW, foram nomeados dois fabricantes responsáveis pela produção: a Samsung e a CATL.

Foto: Rafael Poci Déa

O alcance máximo do BMW iX é de até 425 km (xDrive40) ou 630 km (xDrive50 Sport). Na hora do abastecimento, plugado em estações de carregamento rápido, o BMW iX pode conquistar 70% de carga em 31 minutos (35 minutos no xDrive50 Sport). Além disso, o alcance máximo pode ser aumentado em até 150 km no BMW iX xDrive50 e 95 quilômetros no BMW iX xDrive40 em 10 minutos.

O BMW iX é o primeiro carro do fabricante a ter uma BMW Wallbox essential de 22 kW e um Flexible Fast Charger. O novo acessório de recarga, Flexible Fast Charger, é um carregador rápido, portátil e flexível. O kit standard acompanha um conector de 3 pinos com potência de 1.8 kW, mas estão disponíveis cabos que podem aumentar a potência para até 11 kW.

 MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Avaliação: Audi A3 entrega dirigibilidade e consumo irretocáveis
+ Avaliação: Honda City 2022 quer ser novo Civic, mas não é
+ Teste rápido: Caoa Chery 5x estreia nova versão PRO por R$ 154.990
+ Rodízio de veículos em SP está suspenso; veja até quando
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Impressões: Jeep Renegade 2022 tem o motor que faltava
+ Seguro de carro: confira o que é considerado desastre natural
+ Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8
+ Primeiro lote da Ford Maverick é vendido em 24 horas
+ Motorista é presa em SC por dirigir de marcha ré em rodovia; assista