A história da BMW Motorrad GS começa há mais de 40 anos atrás, no início da década de 1980.

Nessa época, o departamento de desenvolvimento da BMW usou sua experiência em competições off-road para projetar um modelo que unisse o melhor dos dois mundos: capacidade fora de estrada, mas sem perder a desenvoltura para percorrer grandes distâncias.

+ BMW Motorrad G 310 GS e F 850 GS ganham versão Triple Black
+ BMW Motorrad G310 R recebe customização e fica com visual minimalista
+ BMW Motorrad bate recorde em vendas globais e cresce 14,8%
+ BMW Motorrad R 18 recebe versões de customização pitorescas; veja

Após 1 ano e 9 meses, nasceu a R 80 G/S. Concebida para ir bem nos dois mundos, a primeira G/S já tinha, em seu nome, sua vocação. É por isso que o nome veio com a barra entre o G e S, que significa terra/estrada.

Segundo a BMW, a R 80 G/S foi a primeira motocicleta de produção com roda traseira sustentada por um braço oscilante de um lado.

A construção, batizada de “Monolever” pela BMW, tinha rigidez 30% maior em comparação com um braço oscilante convencional de dois lados e a remoção descomplicada da roda.

Entre outras características, os destaques do modelo estavam na condução e peso (186 kg).

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Bugatti de Cristiano Ronaldo de R$ 42 milhões começa a ser produzido
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Nova Montana: 3ª geração da picape da Chevrolet chega em 2023; assista
+ CNH: 184 mil motoristas precisam renovar habilitação em abril; entenda
+ Preços da gasolina e etanol sobem; veja qual é o mais vantajoso
+ Hyundai HB20 recebe nova versão 1.0 turbo automática; veja o preço
+ Toyota vai investir R$ 50 mi em Indaiatuba (SP) para novo ciclo do Corolla
+ Nissan Frontier 2023 ganha reestilização e versão Pro-4x; veja como ficou
+ Diesel fica 12% mais caro; todas as regiões brasileiras registraram alta
+ Fiat Strada segue na liderança em março; Mobi também é destaque