A BMW está prestes a lançar a nova geração do Série 1. O quarto grande ciclo do compacto será produzido na fábrica da montadora em Leipzig, na Alemanha. O lançamento para o mercado europeu está previsto para outubro de 2024.

Como novidades, o modelo contará com novos rins, coração, mente e corpo.

+ BMW prevê produzir 1º híbrido plug-in no Brasil em 2024 e diz estar pronta para eletrificação

BMW Série 1 – Crédito: Divulgação

Corpo

Na fita métrica, o comprimento do Série 1 aumentou 42 milímetros, para 4.361 milímetros. Ele também ficou mais alto, em 25 milímetros, para 1.459 milímetros.

A distância entre-eixos está em 2.670 milímetros, enquanto a largura do veículo ficou em 1.800 milímetros.

Rins

A grade de duplo rim ficou com linhas mais retas e com novos desenhos na horizontal e transversal. E por falar na dianteira, ela está mais baixa.

BMW Série 1 – Crédito: Divulgação

Os faróis em LED de série apresentam elementos verticais para as luzes diurnas e os indicadores de mudança de direção. Os faróis de LED adaptativos contam com tecnologia antirreflexo, função de luz de curva e detalhes em azul estão disponíveis opcionalmente.

Coração

O Série 1 poderá ter duas opções de coração no Velho Continente, sendo que pela primeira vez o modelo será equipado com um sistema de tecnologia híbrida de 48 volts.

A configuração 120 terá um motor a gasolina de três cilindros que trabalha em conjunto com um sistema híbrido moderado de 48 volts integrado na caixa de câmbio. O conjunto entrega 170 cv de potência e 280 Nm de torque. Desta maneira, ele acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos.

BMW Série 1 – Crédito: Divulgação

Para a M135 xDrive foi reservado um propulsor de quatro cilindros de 300 cv e 400 Nm. A opção apresenta um Chassi M Adaptativo com direção esportiva e tração integral inteligente como padrão para acelerar até 100 km/h em 4,9 segundos.

Ambas as versões têm uma transmissão Steptronic de 7 velocidades com dupla embreagem como padrão.

Mente

No habitáculo, o modelo adota o BMW Curved Display, presente no BMW X1, com duas telas acopladas: uma de 10,25 polegadas para funções do painel de instrumentos e outra de 10,7 polegadas para funções multimídia.

O novo BMW Série 1 oferece uma gama ampliada de sistemas automatizados de direção e estacionamento como equipamento padrão ou opcional. Os recursos padrão incluem o Driving Assistant, com aviso de colisão frontal, aviso de saída de faixa, aviso de saída e reconhecimento de sinais de trânsito, bem como o assistente de estacionamento com assistente de ré.

BMW Série 1 – Crédito: Divulgação