16/01/2026 - 11:24
A BMW Motorrad, divisão de motocicletas da fabricante alemã, está trazendo ao Brasil a nova R12 G/S, que havia sido apresentada na Europa há pouco menos de 1 ano. Seu preço de R$ 106 mil é o mesmo que o mercado cobra por um sedan 320i ano 2016, mas ainda passa longe de ser das motos mais caras do Brasil. Curiosamente, ela é feita em Manaus (AM), apesar de parecer importada.
+Shineray SBM 600RC tem jeitão de 1100 e preço de Honda; conheça
+BMW doa carro ‘sustentável’ a papa Leão XIV

R12 G/S tem visual retrô e motor boxer
O visual retrô, com carenagem mais quadrada, faróis redondos e adesivos nas cores típicas da marca bávara, é inspirado na consagrada R80 G/S, do início dos anos 80, que trazia a mesma proposta esportiva, off-road e premium dessa nova R12. Ela usa um motor boxer, de cilindros contrapostos, com 1.170 cm³, entregando 109 cv de potência e torque de cerca de 11,8 mkgf de torque, gerenciado por um câmbio de 6 marchas.

Esportiva off-road premium
O conjunto promete respostas consistentes tanto no asfalto quanto fora dele, com diferentes modos de pilotagem que ajustam o comportamento da moto conforme o terreno. Essa pegada aventureira e off-road também está em outros pontos da R12 G/S: ela vem com suspensões ajustáveis, eixo cardan e rodas raiadas (aro 21 na frente e 17 atrás). O cardan, aliás, se une a um braço oscilante na suspensão traseira com monoamortecedor, numa tecnologia que a BMW chama de Paralever.

Equipamentos
Seu pacote de equipamentos inclui seletor de modos de pilotagem, controle eletrônico de tração (TC), freios ABS, assistente de trocas de marchas, entre outros. Ela só pode ser pintada de branca, e vem decorada com adesivos nas cores azul claro, azul escuro e vermelho, seguindo o padrão de cores da BMW.

Condições de lançamento
Agora no lançamento, há planos de compras especiais para o novo modelo com taxas a partir de 0% ao mês, mediante entrada de 60% e financiamento do saldo em até 24 meses. A ação também inclui até 50% de desconto na compra de capacetes da linha GS e bônus de até R$ 5.000 na troca de uma motocicleta usada.

