06/07/2025 - 7:00
Há anos, existe uma competição sadia entre as marcas sobre quem produz o carro mais rápido a dar uma volta nos 20,8 km de extensão da pista de Nürburgring, na Alemanha, repleta de curvas, subidas e descidas. A tal competição é até dividida em categorias: carros compactos, sedans, SUVs, carro de produção em série com tração dianteira, protótipo, entre outros.
E justamente na categoria de “veículos compactos”, há um novo recordista: BMW M2 CS, que cumpriu a prova em 7 minutos, 25 segundos e 534 milésimos. Isso significa uma velocidade média superior a 168 km/h, e em alguns momentos o pequeno sedan esportivo beirou os 300 km/h pelo painel de instrumentos. Ao volante, o engenheiro de desenvolvimento da BMW M, Jörg Weidinger.
+ Quanto custa o novo Porsche 911? Modelo chega ao mercado brasileiro com mudanças
+ Novo Audi Q3 ganha versão híbrida e põe em xeque produção nacional
BMW vs Audi
Até então, esse recorde, de modelos compactos, pertencia à Audi: a atual geração do RS3 havia conseguido 7:33.123 há pouco mais de 1 ano, impulsionado pelo seu 2.5 turbo de cinco cilindros em linha, com exatos 400 cv de potência. Com isso, a BMW supera seu rival direto em aproximadamente 8 segundos no tempo de volta.

O melhor tempo anterior para um modelo BMW M2 foi estabelecido por Weidinger em abril de 2023, quando completou o percurso em 7:38,7 minutos. Dois anos depois, ele superou esse tempo em 13 segundos, quebrando o recorde da categoria de 7:30 minutos pela primeira vez.
Os recordes anteriores da marca bávara em Nordschleife, com o M4 CS, M4 CSL e o M3 CS, todos sedans médios, alcançaram tempos abaixo de 7:30 minutos. O M4 CSL também detém o melhor tempo de volta já registrado para um carro de produção da BMW: 7:18.137.

Debaixo do capô do M2 CS, mais novo recordista, vai um motor 3.0 seis-em-linha, biturbo, que entrega nada menos que 480 cv de potência com 61,2 mkgf de torque. Sempre com tração traseira, o modelo usa uma transmissão automática de oito marchas, e consegue os melhores tempos de aceleração da sua história: na prova de 0 a 100 km/h, são apenas 4 segundos.

Aqui no Brasil, a linha M2 custa a partir de R$ 674 mil na versão Coupé “convencional” para as ruas, mas beira os R$ 728 mil na Coupé Track, com alívios de peso e preparação mais especial para as pistas.
