A BMW enxerga os novos concorrentes chineses como algo “natural” no mercado e diz que pode se adaptar para oferecer qualquer demanda eletrificada de acordo com cada mercado e solicitação dos clientes. A visão foi compartilhada em um bate-papo de Sebastian Mackensen, presidente e CEO da BMW América do Norte e diretor do BMW Group para a região das Américas, com jornalistas na sede do grupo em São Paulo.

Outro destaque reforçado foi produção nacional do X5. A expectativa é que ele comece a sair da fábrica catarinense no último trimestre de 2024. Trata-se da primeira vez que o SUV será montado em solo nacional, além da estreia por aqui também do trem de força híbrido plug-in.

+ BMW confirma produção nacional do X5 com conjunto híbrido plug-in
+ Mini confirma nova geração da marca para o Brasil em 2024

Concorrência chinesa

Sobre as novas marcas chinesas que estão entrando nos mercados ocidentais, inclusive no Brasil, Mackensen diz que isso faz parte do jogo e que é algo adicional para o mercado.

“Recentemente eu fui ao Salão de Pequim, na China, em abril, e consegui observar as novidades e todas as marcas estão fazendo coisas interessantes.”

“É sobre o que nós podemos oferecer, como marca e serviços, e continuar convencendo os clientes que o futuro é conosco.”

Sebastian Mackensen, presidente e CEO da BMW América do Norte e diretor do BMW Group para a região das Américas – Crédito: Mauro Balhessa/IstoÉ

Eletrificação

Questionado sobre eletrificação e sistemas híbridos flex para o nosso mercado, a BMW continua dizendo que prevê se adaptar de acordo com a demanda dos mercados e consumidores. A fábrica em Araquari (SC) pode oferecer opções além de carros a combustão, como é atualmente. Ainda em 2024, a eletrificação da planta vai ocorrer com o X5 híbrido plug-in.

Neue Klasse

O executivo ressaltou ainda os modelos conceituais “Neue Klasse”, que representam a nova geração da marca, com lançamento global previsto para 2025. Como destaque, eles poderão armazenar eletricidade e funcionar como uma tomada elétrica. Eles são equipados com tecnologia para carregamento bidirecional, ou seja, a capacidade de aceitar e fornecer eletricidade.

Recentemente, a montadora exibiu o sedã Vision Neue Klasse e o SUV Vision Neue Klasse X (veja abaixo).

Mais novidades para o Brasil

Para o Brasil, Mackensen mencionou a vinda da nova geração da Mini ao Brasil. A marca faz parte do portfólio do BMW Group. Por aqui chegarão o inédito Countryman, em sua versão totalmente elétrica (SE ALL4), e o novo Cooper S com motorização a combustão.

Mini Countryman SE 4ALL – Crédito: Divulgação