16/09/2025 - 17:30
Vem X3 novo por aí! BMW parece estar um pouco incomodada com a chegada do competitivo novo Audi Q5. O SUV da marca das Quatro Argolas, nessa sua terceira geração, veio em versão única e está até R$ 80 mil mais barato que a anterior. Ainda assim, mantém um bom pacote de equipamentos, que inclui até mesmo a tração integral quattro, por menos de R$ 400 mil.
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X3 mais simples
Para peitá-lo, a BMW vai trazer o X3 30 XDrive. Essa será uma alternativa mais simples, e principalmente barata, aos atuais X3 vendidos por aqui, esses sempre com motor 3.0 biturbo de seis cilindros em linha e quase 400 cv de potência. Além de potentes, são carros caros (mais de R$ 625 mil), e com pretensões esportivas (4,6s no 0 a 100 km/h), equivalentes aos Audi SQ5. Eles recisam de algo mais barato e “contido”…
Motorização
A nova versão do X3, batizada de 30 XDrive M Sport, trará um powertrain mais manso, com motor 2.0 turbo a gasolina, parecido com o do sedan Série 3. Porém, no SUV, ele virá junto da tecnologia híbrida-leve de 48 Volts, rendendo 258 cv de potência com 40,8 mkgf de torque. Para efeito de comparação, os novos Q5 entregam 14 cv a mais, com exatamente a mesma força, só que dispensam a tecnologia híbrida-leve.

A transmissão automática é de oito velocidades, diferente do sistema de dupla embreagem e sete marchas do Audi, porém os dois oferecem tração integral permanente, que distribui o torque de forma independente e automática para as quatro rodas. A BMW declara que a nova versão do X3 consegue aceleração ainda esperta para um SUV do seu porte: são 6,3 segundos na prova de 0 a 100 km/h.

Híbrida-leve
Essa tecnologia híbrida-leve de 48 Volts é aquela formada pelo alternador e motor de arranque, que se juntam para criar um motor elétrico adicional. Este, por sua vez, ajuda o motor a combustão durante a condução do carro, especialmente nas saídas, e se alimenta de baterias de tração pequenas. Elas se recarregam automaticamente, durante a condução, reaproveitando a energia de frenagens e desacelerações.
Grade e rodas próprias

Esteticamente, a nova versão mais simples do X3 se diferencia, entre outros detalhes, pela grade sem iluminação, enquanto as rodas também ganham desenho próprio, mais sóbrio. Por dentro, o SUV deve trazer teto-solar panorâmico, carregador de celular sem fio, painel de instrumentos digital de 12,3” e multimídia de 14,9” unidos em uma só peça curvada, além do chamado “Interaction Bar”, barra luminosa no centro do painel que serve desde iluminação ambiente, até indicadora multifunção.
Na fita métrica, o SUV médio da BMW tem 4,75 m de comprimento, 1,92 m de largura, 1,66 m de altura e entre-eixos de bons 2,86 m, com um amplo porta-malas de 570 litros, que deve seguir nessa nova configuração 2.0 turbo. Já o tanque de combustível também deve ser o mesmo das versões biturbo, com cerca de 65 litros.

Chega em outubro
O modelo chega ao Brasil em outubro com manutenções gratuitas pelo período de três anos ou 40.000 km (o que ocorrer primeiro), e só próximo do lançamento outros detalhes serão divulgados, como preços, todos os itens de série ou consumo de combustível.
