25/09/2025 - 12:56
Agora é oficial: a BMW tem uma nova versão de entrada do seu SUV médio X3 para o mercado brasileiro, e ela já está em pré-venda por R$ 515.950. O objetivo é claro: tentar bater de frente com a nova geração do Audi Q5, seu arquirrival, que desembarcou por aqui com boa relação custo X benefício por R$ 400 mil.
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BMW X3 30 XDrive tem motor mais fraco
Como principal arma para reduzir seu preço, o BMW X3 de entrada troca o motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha pelo 2.0 turbo 4-em-linha, mais simples. Essa mudança no powertrain, por si só, já ajuda o X3 a ganhar essa versão R$ 110 mil mais barata (a configuração seguinte, M50 XDrive, ronda os R$ 626 mil).

Além disso, o X3 30 XDrive M Sport oferece um pouco menos de conteúdo de série, e aposta num visual mais sóbrio, com menos pique esportivo. Isso também se deve ao uso do motor 2.0 turbo a gasolina, de quatro cilindros em linha, que vem emprestado do sedan Série 3. Junto de um sistema híbrido-leve, que une motor de arranque ao alternador para formar um gerador elétrico de força adicional, rende 258 cv de potência com 40,8 mkgf de torque.

A transmissão automática de oito marchas garante força para as quatro rodas graças a tração XDrive, integral permanente, que a nova versão do BMW X3 carrega inclusive no nome. Ainda assim, o bom desempenho prevalece: segundo a fabricante alemã, são só 6,3 segundos na prova de aceleração de 0 a 100 km/h.
Tecnologia híbrida-leve

Sua tecnologia híbrida-leve de 48 Volts é aquela formada pelo alternador e motor de arranque, que se juntam para criar um motor elétrico adicional. Este, por sua vez, ajuda o motor a combustão durante a condução do carro, especialmente nas saídas, e se alimenta de baterias de tração pequenas. Elas se recarregam automaticamente, durante a condução, reaproveitando a energia de frenagens e desacelerações.
Estética e equipamentos

Esteticamente, o BMW traz uma grade mais simples, com apenas o contorno iluminado, enquanto as rodas ganham design sóbrio, com aro 21. Seguem na carroceria o aerofólio traseiro e defletores de ar laterais, bem como o pacote M Sport, que inclui alguns adereços esportivos ao seu visual. O interior mantém a multimídia de 14,9” unida ao painel de instrumentos de 12,3” em uma só peça curvada.

Além disso, de série ainda há teto-solar panorâmico, iluminação ambiente em LED, head-up display, câmeras 360º, sistema de estacionamento semiautônomo (Park Assist), compatibilidade com chave digital, conexão com app MyBMW para controles remotos do carro via smartphone, comandos de voz (“Olá BMW”), conjunto óptico full-LED com facho automático dos faróis, além de um amplo pacote de assistentes de condução (risco de colisão frontal e traseira, alerta de tráfego cruzado, alerta de saída de faixa e mais).
Mesmo tamanho
Na fita métrica, o SUV médio da BMW tem 4,75 m de comprimento, 1,92 m de largura, 1,66 m de altura e entre-eixos de bons 2,86 m, com um amplo porta-malas de 570 litros. Já o tanque de combustível comporta cerca de 65 litros. Essa versão 30 XDrive M Sport conta com sete opções de cores externas (branco, preto, três tons de cinza, azul e vermelho), e três tons internos (preto, bege ou marrom).
De quebra, o X3 de entrada ainda conta com revisões gratuitas por três anos ou 40 mil km, o que ocorrer primeiro. E os 100 primeiros que comprarem a novidade com financiamento pela BMW Serviços Financeiros vão receber 1 ano de garantia extra, totalizando três anos sem limite de quilometragem.