O painel tem linhas modernas, com tela multimídia e, agora, ganhou um navegador GPS e câmera de ré. Abaixo, o local especial para guardar a chave, já que a partida é feita por botão

A Hyundai começou a comercializar a versão bicombustível de seu sucesso ix35. Para queimar os dois combustíveis, o motor ganhou as mesmas modificações do Sportage, seu irmão da Kia que chegou ao mercado um pouco antes. O bloco de alumínio foi mantido, mas recebeu materiais mais leves, resistentes e adaptados para o etanol. O comando de válvulas variável agora atua na admissão e no escape e a taxa de compressão foi aumentada, para garantir melhor aproveitamento, aumentando a potência. O modelo tem 169 cv com gasolina e 178 cv quando abastecido com etanol. O sistema ficou bem acertado para os dois combustíveis e o consumo se manteve dentro do aceitável – mas o computador de bordo não fornece as médias. Uma pena, já que essa informação só deporia a favor do modelo.

No desempenho, ele se mostra até um pouco melhor que o representante da Kia, principalmente por conta do acerto entre motor e câmbio. Aqui, a e ciente transmissão de seis velocidades automática – há também a opção manual com o mesmo número de marchas – administra melhor o torque e, em consequência, o carro responde de maneira e ciente nas retomadas de velocidade. Essa diferença aparece apenas na estrada, já que na cidade ambos garantem o mesmo nível de conforto, silêncio e agilidade. Chama a atenção o volante com assistência elétrica, com peso correto e até preciso para a proposta do carro. As suspensões também são adequadas: absorvem irregularidades sem desequilibrar o carro ou adernar demais a carroceria nas curvas.

Vendido por R$ 105 mil, a lista de equipamentos é bem completa, com airbags, ABS, tela multimídia com GPS, partida sem chave, câmera de ré e ar digital. Mas a unidade avaliada, intermediária, não dispunha de uma grande novidade da nova versão do SUV, disponível apenas no topo da gama: o sistema que controla o freio em declives, prático tanto no dia a dia quanto em estradas de terra. Já a tração 4×4 não está disponível e não deverá equipar nem mesmo a versão mais cara, que ainda não começou a ser vendida.

Hyundai ix35

MOTOR quatro cilindros em linha, 2,0 litros, 16 V, duplo comando variável, coletor de admissão variável TRANSMISSÃO automática, seis marchas, tração dianteira DIMENSÕES comp.: 4,41 m – larg.: 1,82 m – alt.: 1,66 m ENTRE-EIXOS 2,640 m PORTAMALAS 728 a 2.885 litros PNEUS 225/55 R18 PESO 1.403 kg • GASOLINA POTÊNCIA 169 cv a 6.200 rpm TORQUE 20,4 kgfm a 4.800 rpm VEL. MÁXIMA não disponível 0 – 100 km/h não disponível CONSUMO não disponível CONSUMO REAL não disponível • ETANOL POTÊNCIA 178 cv a 6.200 rpm TORQUE 21,8 kgfm a 3.750 rpm VEL. MÁXIMA não disponível 0 – 100 km/h não disponível CONSUMO não disponível CONSUMO REAL não disponível