– FIAT IDEA 1.4 2006

– PEÇAS BARATAS

– DESVALORIZAÇÃO ALTA

Desde que foi lançado, o Fiat Idea já veio com uma missão declarada: bater de frente com o Honda Fit, que, na ocasião, liderava as vendas do segmento. Não demorou muito, a minivan da Fiat já estava incomodando bastante os rivais, e em setembro fechou suas vendas no topo da lista dos monovolumes mais vendidos. Isso prova que o veículo teve uma ótima aceitação do mercado.

Disponível nas motorizações 1.4 e 1.8, o Idea atende muito bem à proposta de veículo funcional. O espaço interno é um dos pontos que os engenheiros da marca priorizaram bastante. “O espaço interno dele é excelente. Para mim, que tenho 1,94 m de altura, esta característica é mais do que necessária”, diz o proprietário Abner Bastos. Ele tem um modelo ELX 1.4 2006 (cotado a R$ 36.020 pela Tabela Fipe), e acha que, apesar de oferecer muita comodidade para os passageiros, o motor 1.4 poderia ser um pouco mais esperto e o acerto da suspensão, mais firme.

Ligian Guimarães, ex-proprietária, também reclama da estabilidade e da visibilidade lateral que é prejudicada pela coluna do párabrisa, mas ressalta que é um carro muito prático e com bastante espaço para passageiros e motorista. “Acho que o carro balança muito.

Sua suspensão é um pouco mole, mas, para quem procura um veículo urbano e espaçoso, o Idea atende às exigências”, afirma Ligian.

Mecanicamente não costuma apresentar problemas crônicos, mas uma peculiaridade apontada pelo mecânico Paulo Araújo da Silva, da oficina Jardim Auto Service, é sua suspensão, que segundo ele deixa a desejar na resistência das molas do amortecedor, comprometendo peças como batentes e buchas. “Já peguei uns três casos como esse, mas, no restante, é um veículo muito bom.”

O seguro não é dos mais baixos, mas não chega a assustar. Já sua depreciação fica na casa dos 7%.

Eu gosto…

“O espaço é excelente. Para mim, que tenho 1,94 m, esta característica é necessária”

Abner Bastos proprietário

Eu não gosto…

“Sua suspensão é mole, não passa muita segurança nas curvas e em movimentos mais bruscos”

Ligian Guimarães ex-proprietária

Mercado

Sua depreciação de 7,04% é uma das maiores do segmento, se comparada a de seus concorrentes, Fit e Meriva

Pelo mesmo preço

Fiesta Sedan 1.0 Flex 0km R$ 33.567

espaço interno e a capacidade do porta-malas são convidativos, mas o motor 1.0 decepciona.

206 Holiday 1.4 2p 0km R$ 34.378

Não conta com o mesmo espaço, mas em desempenho é mais esperto e ágil do que a minivan.

Hora da compra

Fragilidade na suspensão

Antes de fechar negócio é importante checar o estado do canal de óleo que costuma entupir com o tempo, causando danos maiores ao motor. Fazer a descarbonização do propulsor e trocar a correia dentada depois dos 60 mil km é uma boa maneira de impedir problemas mais graves. As buchas e batentes da suspensão também merecem uma atenção reforçada no caso do Idea pela fragilidade das molas e dos amortecedores. Para não cair em ciladas, leve um mecânico para avaliar o carro antes da compra. É a maneira mais segura de descobrir as reais condições de conservação de um veículo seminovo.