Às vésperas de fazer mais uma estreia na sua primeira temporada na Fórmula 1, no GP da Bélgica, Gabriel Bortoleto exaltou sua amizade com Max Verstappen e o comparou ao ídolo Ayrton Senna: “Para mim, junto com Ayrton Senna, ele é o melhor piloto de todos os tempos”.

A comparação do tetracampeão mundial com o ídolo nacional, considerado por muitos como o melhor da história, foi feita em entrevista na qual falou sobre sua amizade com o holandês, ao site Motorsport.com.

Gabriel Bortoleto (5), piloto da Kick Sauber, durante o Grande Prêmio do Canadá de F1 no Circuito Gilles-Villeneuve
Gabriel Bortoleto (5), piloto da Kick Sauber, durante o Grande Prêmio do Canadá de F1 no Circuito Gilles-Villeneuve – Foto: David Kirouac-Imagn Images

+ F1: chefe da Sauber diz que Bortoleto agora tem ‘um carro de corrida’
+ Band diz que Fórmula 1 voltou a ter relevância com sua transmissão

“Max é um cara fantástico. Para mim, junto com Ayrton Senna, ele é o melhor piloto de todos os tempos. Admiro muito a maneira como ele encara as corridas, sua compreensão do esporte, sua compreensão do carro e a calma com que ele encara tudo. Ele é realmente um exemplo para mim de como eu quero ser como piloto”, afirmou o brasileiro.

Bortoleto revelou que o piloto da Red Bull o ajudou a chegar à F-1. “Sei que Max não costuma falar sobre isso, especialmente na mídia, mas isso é algo em que ele me ajudou: contar às pessoas na Fórmula 1 sobre mim. Como ele viu que eu estava obtendo bons resultados, ele quis me ajudar.”

O brasileiro da Sauber conheceu Verstappen ainda em 2017, quando tinha apenas 12 anos. Bortoleto tem até uma foto, que rodou a internet, ao lado do holandês em uma corrida de kart.

Piloto brasileiro Gabriel Bortoleto
Piloto brasileiro Gabriel Bortoleto – Foto: Reprodução/Instagram

“Max tinha acabado de terminar seu segundo ano na Fórmula 1 e os caras da CRG sempre falaram muito bem dele. Por isso, eu tinha ouvido falar muito sobre ele e estava ansioso para conhecê-lo. Quando ele apareceu uma vez, eu lhe pedi uma foto. Ele foi super simpático. É engraçado ver essa foto agora.”

A amizade, contudo, só surgiu anos depois, quando Bortoleto já competia nas categorias de acesso à F-1. Em 2023, quando ele disputava a Fórmula 3, os dois começaram a participar de corridas virtuais e outros vídeo games. “Desde então, temos tido muito contato e ele me ajuda muito. Por exemplo, ele me ajudou muito no meu caminho para a Fórmula 1, me dando muitas dicas e conselhos e conversando com as pessoas no paddock sobre mim.”

Ambos estarão juntos novamente no fim de semana, no tradicional Circuito de Spa-Francorchamps. Bortoleto se diz ansioso para competir, aproveitando o bom momento da Sauber na temporada. Será a estreia do brasileiro no traçado em um carro de F-1.

“Sempre gostei de correr em Spa durante a minha carreira de juvenil, por isso estou ansioso por experimentar pela primeira vez num carro de Fórmula 1”, afirmou o brasileiro. “O clima na equipe está muito positivo no momento, e isso me dá uma motivação extra. Precisaremos estar no nosso melhor neste fim de semana, especialmente com o desafio adicional de uma corrida sprint, o que significa menos tempo de treino para acertar as coisas.”

Gabriel Bortoleto, da Sauber, reage após a classificação
Gabriel Bortoleto, da Sauber – Foto: REUTERS/Brian Snyder