30/06/2025 - 21:34
O rookie brasileiro Gabriel Bortoleto conquistou seus primeiros pontos na Fórmula 1 no último domingo, 29, no Grande Prêmio da Áustria. Após 11 longas etapas de espera, o atleta da Sauber conseguiu chegar na oitava posição depois de ter se classificado bem no sábado.
É a primeira vez que um piloto brasileiro pontua na categoria desde 26 de novembro de 2017, quando Felipe Massa chegou em décimo lugar com sua Williams no GP de Abu Dhabi, encerrando a temporada daquele ano com um ponto.

+ Sebastian Vettel de volta à Fórmula 1? Ex-piloto diz que existem conversas
+ Lecar: montadora brasileira apresenta carro híbrido que contará com incentivos fiscais
“Sinto que tivemos uma batalha muito intensa, provavelmente a mais intensa da temporada até agora. Sempre soube que era capaz. Não estou na F1 à toa. É bom finalmente estar na zona de pontos… mais pela equipe do que por mim. Estou aqui para vencer”, afirmou o jovem depois da corrida.
Após a vitória, o bicampeão mundial Fernando Alonso (Aston Martin) parabenizou o brasileiro pelo confronto que tiveram e pela chegada do novato à zona de pontuação.
“P8 na corrida de hoje, muito feliz com o final de semana que fizemos. Grande trabalho de todos da equipe, feliz em conquistar meus primeiros pontos na F1, em uma pista como essa e lutando até a última volta. Obrigado a todos pelo apoio, e torcida”, escreveu Bortoleto em suas redes sociais.
“Pontos duplos na Áustria. Que dia.. super feliz pelo Gabi, os primeiros pontos na F1 são especiais.. super feliz pelo time e feliz por ter recuperado da Quali de ontem. De P20 para os pontos.. É a terceira vez seguida. Trabalho duro compensa!”, comemorou Nico Hülkenberg, seu companheiro de equipe.
Finalização do restante do grid
O GP da Áustria começou sob tensão. Ainda na formação do grid, após a volta de apresentação, a Williams de Carlos Sainz pegou fogo e atrasou o início da prova em 17 minutos.
Sem ser incomodada pelos adversários, a McLaren sobrou no circuito de Spielberg e viu seus pilotos travarem a briga pela vitória. Melhor para Lando Norris, que conseguiu segurar a pressão de Oscar Piastri para subir ao topo do pódio. Com o resultado, o britânico foi a 201 pontos e diminuiu para 15 a vantagem do companheiro de equipe.
Além da conquista do jovem paulista, seu companheiro de equipe Nico Hülkenberg ficou logo atrás em nono – acumulando o melhor resultado da escuderia no ano – e Kimi Antonelli (Mercedes) e Max Verstappen (Red Bull) colidiram e não terminaram a corrida.
O tetracampeão holandês foi atingido pela carroceria do italiano e ambos abandonaram a corrida, provocando a bandeira amarela e a entrada do safety car.
Confira o resultado do GP da Áustria de Fórmula 1:
1º – Lando Norris (ING/McLaren), em 1h09min431
2º – Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 2s695
3° – Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 19s820
4º – Lewis Hamilton (ING/Ferrari), a 29s020
5º – George Russell (ING/Mercedes), a 1min02s396
6° – Liam Lawson (NZL/RB), a 1min07s754
7° – Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 1 volta
8° – Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber), a 1 volta
9° – Nico Hülkenberg (ALE/Sauber), a 1 volta
10° – Esteban Ocon (FRA/Haas), a 1 volta
11° – Oliver Bearman (ING/Haas), a 1 volta
12° – Isack Hadjar (FRA/RB), a 1 volta
13º – Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 1 volta
14° – Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 1 volta
15° – Franco Colapinto (ARG/Alpine), a 1 volta
16° – Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull), a 1 volta
NÃO COMPLETARAM A PROVA
Alexander Albon (ING/Williams)
Max Verstappen (HOL/Red Bull)
Kimi Antonelli (ITA/Mercedes)
Carlos Sainz Jr. (ESP/Williams)