Brasil vai se tornar centro de blindagem da Volvo no mundo

A partir de 2020, modelos XC40, XC60 e XC90 com proteção balística leve serão preparados para os mercados local e de exportação

0
131
Volvo XC90 Armoured (Divulgação)

A Volvo anunciou nesta sexta-feira (28) que, a partir do próximo ano, irá preparar no Brasil versões “de fábrica” com blindagem leve dos modelos XC40, XC60 e XC90. O objetivo é atender ao mercado local e, no caso dos dois SUVs de maior porte, também o de exportação.

De acordo com a montadora sueca, a decisão de escolher o Brasil como centro de blindagem se deve à demanda por esse tipo de veículo no País e também à experiência de empresas locais na construção desses automóveis.


A empresa destaca que os carros preparados no Brasil vão passar pelos mesmos testes do recém-lançado Volvo XC90 Armoured, blindado pesado de fábrica que foi revelado na Europa e que conta com proteção do tipo ERV2010 VR8.

Indisponível para civis no Brasil, permite ao XC90 resistir à explosão de 15 kg de TNT a uma distância de 4 metros do veículo. A blindagem elevou em 1.400 kg o peso do SUV, o que exigiu o desenvolvimento de novos freios e de um chassi exclusivo.