Quem nunca ouviu falar o termo “carro pelado”? Sim, aqueles veículos de entrada que não vinham com quase nada (ou nada) de série (um “ar quente” e olhe lá!). Pois é, o mercado parou de vender esses modelos 0km e deixou apenas para os seminovos e usados. Praticamente não há opções assim. Mesmo os subcompactos (e mais baratos) Kwid e Mobi, nas versões mais simples, são bem encorpados.

Essa mudança de direção é evidenciada na última pesquisa divulgada pela Webmotors, e obtida com exclusividade pela Motor Show. Itens de conectividade, por exemplo, têm alterado e conquistado o perfil do consumidor brasileiro, que possui ou tem a intenção de adquirir um veículo.

Dos entrevistados, 72% revelaram a intenção de investir mais por um carro que ofereça itens de conectividade a fim de ter mais comodidade e segurança.

“No passado, as pessoas que precisavam de um veículo, mas tinham um orçamento mais limitado, acabavam optando por adquirir um veículo mais básico, os chamados ‘carros de entrada’. Com o avanço da tecnologia, percebemos uma mudança no perfil do consumidor. Hoje, o comprador entende que adquirir um carro com itens de conectividade pode se tornar um investimento com retorno na hora de vender esse veículo”, explica a CMO da Webmotors, Cris Rother, em nota divulgada.

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Itens mais apreciados

Entre os itens apresentados durante o estudo, a central multimídia com espelhamento do celular tem a preferência de 61% dos brasileiros, seguida pelo sistema keyless para abertura das portas por aproximação (34%).

O wi-fi integrado ao carro também ganhou destaque na pesquisa, com cerca de 32% de interessados.

Segurança

No quesito segurança, 4.309 consumidores responderam que os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (63%) e o sensor crepuscular para acionamento automático dos faróis (36%) fazem toda a diferença no momento da decisão.

Diferenciais como sensores de movimento e câmeras também figuram como essenciais entre os entrevistados. Ar-condicionado e alarme não foram incluídos no levantamento porque já são considerados itens básicos.

“Um zero-quilômetro básico hoje não sai da concessionária por menos de R$ 60 mil. Enquanto isso, um modelo usado em ótimo estado, com diversos itens que garantem a comodidade do motorista, acaba custando o mesmo preço”, compara Cris.

Metodologia

Para o estudo, foram consideradas perguntas de múltipla escolha. Foram 5.480 entrevistados em âmbito nacional pelo Webmotors Autoinsights.

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