Brasileiro mais vendido, VW Gol é apenas o 28º no ranking do México

Hatch compacto é o único modelo importado do Brasil que aparece na relação de 30 modelos mais vendidos no país da América do Norte

VW Gol (Divulgação)

Depois que a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou um estudo mostrando que os carros feitos no Brasil são bem menos competitivos dos que os montados no México (leia aqui), outro dado mostra que a vida não anda nada fácil para os automóveis brasileiros exportados para o país da América do Norte. Carro fabricado no Brasil mais vendido por lá, o VW Gol foi apenas o 28ª no ranking do 1º trimestre, com 3.122 unidades comercializadas no período.

Volume que que foi mais de sete vezes menor do que o do líder de mercado, o Nissan Versa, que fechou o mesmo período com 22.043 unidades vendidas. Apesar de o Brasil exportar para lá modelos como os Fiat Strada e Fiorino (vendidos no México com a marca RAM) e o SUV Renault Captur, o hatch compacto da Volkswagen é o único modelo que aparece na lista de 30 modelos mais comercializados no pais.

Assinado em 2002, desde março deste ano o acordo de importação e exportação de veículos entre os dois países estabelece o livre-comércio, sem limitações de cotas e cobranças de tarifas. Os números são da consultoria Focus2Move.