Os consumidores brasileiros (98%) enxergam os atuais donos de carros elétricos e híbridos como pessoas bem sucedidas, ou as quais eles gostariam de ser.

As associações a um consumidor ligado à tecnologia representam 69%, enquanto ao meio ambiente são 48%.

Os dados fazem parte de uma pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise.

Intensões de comprar um eletrificado

Mais da metade (52%) dos brasileiros que pretendem trocar de veículo nos próximos meses considera adquirir um híbrido ou elétrico. Para aqueles que pretendem comprar um modelo 0km, a porcentagem sobe para 65%.

A tecnologia (37%) e os benefícios em custos e isenções (35%) são os principais fatores que motivam o consumidor a buscar essas opções – à frente da questão ambiental (27%).

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Tecnologia

Ao considerar todos os modelos (além dos elétricos e híbridos), as características tecnológicas e de eficiência também são prioridade para os novos compradores.

Entre os entrevistados, 39% buscam atributos ligados à eficiência, como autonomia de combustível (15%) e preço (12%) – crescimento de 7 pontos percentuais comparado à média dos últimos três anos.

Já o atributo de tecnologia é citado por 20%, um crescimento de 6 p.p na mesma comparação com a média dos últimos três anos, com destaque para os aspectos de segurança (11%), ser elétrico ou híbrido (5%) e conectividade (4%).

Por outro lado, o apelo emocional (18%) e conforto (17%) registraram queda de, respectivamente, 9 p.p e 5 p.p na mesma comparação, afirma a pesquisa.

“A indústria automotiva está mudando de eixo: o consumidor começa a ver as marcas não só como montadoras, mas também como uma indústria de tecnologia. A partir de agora, a percepção tecnológica vai ser fundamental para construir a consideração das marcas desse setor”, explica Lara Guedes, head de negócios para o segmento de Mobilidade do Google Brasil, em nota à imprensa.

E completa: “isso requer que as empresas repensem sua estratégia, usando dados para oferecer experiências personalizadas, vendendo serviços associados aos seus produtos, e investindo na percepção de eficiência, segurança e entretenimento.”

Carro elétrico – Foto: Freepik

Buscas por novos veículos voltam a crescer

O Google também revelou alguns aspectos coletados a partir da análise das pesquisas dos brasileiros em sua busca, que apontam uma retomada do interesse pela compra de veículos.

“Pesquisas por termos associados à aquisição de automóveis já cresceram 5% neste ano em comparação à média do ano anterior. O destaque ficou por conta dos carros 0km, cujas buscas aumentaram 9% no período. Com isso, o interesse voltou a alcançar patamares próximos aos de 2021, após uma queda de 5% no ano passado”.

Em relação à segmentação, os sedãs (+ 40%) e picapes (+ 19%) são os que têm atraído mais interesse entre quem busca um carro novo.

Para os usados, os interesses em alta são pelos SUVs (+ 10%) e esportivos (+ 4%). Os SUVs, inclusive, são a categoria com maior percentual de buscas por elétricos e híbridos.

Metodologia

A pesquisa tem abrangência nacional e ouviu 1.200 respondentes de todas as regiões do Brasil, e que irão comprar um novo modelo nos próximos três meses.

As entrevistas com donos de automóveis e interessados em comprar carros em breve foram realizadas em fevereiro deste ano.

Entre as pessoas que participaram da pesquisa, as mulheres representam metade dos que querem comprar um carro, além disso 41% de quem planeja comprar um veículo em breve é mãe.

Outra característica revelada pela pesquisa sobre os compradores é que essas pessoas são, em sua maioria, das classes A e B (60%).

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