Com o novo WRX STI não é preciso acelerar muito para se divertir. O resmungar do motor boxer, a alavanca de câmbio precisa, a embreagem pesada, a ótima posição de dirigir… Manobrar o carro no estacionamento já é uma experiência empolgante, que mostra que a personalidade dos Impreza está lá, intacta. Não demora para você notar outra característica única: uma suspensão bem mais rígida que o convencional, que exige um asfalto perfeito para um rodar minimamente confortável – já que qualquer imperfeição na pista será transferida para as colunas dos ocupantes. E não adianta reclamar. Com o retorno da carroceria sedã, a marca anunciou um acerto ainda mais rme.

Passar da teoria à prática em uma estrada a bordo de um Impreza (desculpe, simplesmente WRX STI – seu novo nome) leva só alguns segundos – o tempo de escolher o mapeamento mais esportivo para o motor e o comportamento da transmissão. Como queremos desempenho puro, escolhemos mais torque no eixo traseiro (leia boxe). Retas, curvas de alta e de baixa… o quatro cilindros boxer cresce poderoso até 7.000 rpm, sem parecer “vazio” nos baixos regimes. Não tem o torque de um turbodiesel, mas a 2.500 rpm já consegue uma boa força. Se isso garante melhor dirigibilidade na cidade, aqui não faz diferença. Em altas velocidades, são outras as características do WRX que fazem você suspirar.

As saídas de curvas bem fechadas, por exemplo, mesmo em marcha mais alta, parecem mágica. A tração integral permite abrir o traçado muito antes do que seria prudente e a traseira acompanha a curva em uma trajetória perfeita. Depois, basta antecipar o realinhamento das rodas dianteiras para voltar à reta. Esse comportamento faz com que, entre todos os esportivos de seu porte, este Subaru ofereça um sabor diferente – que quase faz lembrar seu DNA de rali. O fato de o banco de série não segurar muito bem o corpo ajuda a aumentar essa sensação.

Em uma sequência com curvas de alta e retas, novamente o carro é pura satisfação. Entra nas manobras com segurança e obedece ao piloto que, acelerando e freando, controla facilmente as saídas de frente e de traseira. Determinante para essa dinâmica também é o esterço, ideal em rapidez e precisão. Uma delícia de carro!

Magia eletrônica

DOIS CONTROLES

MUDAM TUDO

Para mudar o comportamento deste WRX STI, não são necessárias muitas ações. No botão do Subaru Intelligent Drive (acima) o piloto pode escolher entre três diferentes tipos de acerto, que modi cam o mapeamento da central do motor, dependendo do tipo de diversão que se deseja ter. O modo Intelligent (I) é ideal para uma dirigibilidade mais pacata, o Sport (S) pode ser usado em todas as ocasiões e o Sport Sharp (S#) deve ser utilizado para o máximo desempenho, sem quase nenhuma preocupação com consumo de combustível. Outro comando, ainda mais interessante, acerta o diferencial central DCCD (Driver’s Control Center Differential). Dependendo do tipo de piso em que se trafega e da dirigibilidade que se espera do carro, pode-se alterar o seu comportamento,mudando a divisão de torque entre os eixos. No modo automático, a eletrônica faz o serviço, repartindo a força conforme a necessidade.Se você escolher privilegiar o eixo dianteiro na repartição de torque, terá um carro mais fácil de controlar de maneira intuitiva. Caso pre ra mandar mais força para as rodas traseiras, prepare-se: ele cará mais e caz, porém de controle mais difícil. Um acerto que exige pilotos mais experientes.