04/08/2025 - 10:32
Hoje com 34 anos, Eduardo Schkair Junior comanda o Motorgrid, um ecossistema que se tornou uma plataforma de relacionamento cujo modelo de negócios inclui eventos, um site, redes sociais, um canal no YouTube e um podcast – além de ser o maior grupo de proprietários de supercarros da América Latina, cujo valor somado das máquinas ultrapassa facilmente R$ 1 bilhão. A dimensão do grupo é tão superlativa quanto os cavalos dos modelos que reúne.
O Motorgrid funciona como uma rede de relacionamentos que conecta pelo WhatsApp mais de 4.300 membros de 18 estados e possui uma fila de espera de mais de 20 mil pedidos. Para ingressar, as regras são rígidas: indicação obrigatória, posse de um carro esportivo a partir de modelos como M2, C63, A45S e passar por uma criteriosa análise de comportamento nas redes sociais. O respeito às regras é fundamental: comportamentos inadequados, como excesso de velocidade ou exibições públicas, resultam em expulsão sumária.
+ METRO QUADRADO: Veja os mercados mais promissores para imóveis de luxo
+ Carros, vinho e luxo: os setores europeus afetados pelas tarifas de Trump
A estrutura é organizada em quatro grupos principais e 115 subgrupos, que abrangem, por exemplo, divisões por estado, nichos como relógios e aircraft (para proprietários de aviões e helicópteros), os dedicados a marcas específicas, carros antigos, UTV (utility task vehicles, veículos off-road projetados para atividades recreativas), e até viagens.
Segundo Edu, 80% das vendas de McLarens no Brasil foram para membros do Motorgrid, assim como 60% das vendas de BMW M no maior concessionário deste modelo no País. Aproximadamente 80% das Ferraris do Brasil, cerca de 1.000 máquinas, estão nas mãos de membros do grupo, que também concentra 60% dos Porsches GT e 65% dos Lamborghinis do País.
Leia a matéria completa em BRAZIL JOURNAL.