Corolla e Civic, sedãs médios e rivais no mercado brasileiro há anos, agora vão disputar as ruas também em formato de hot hatches, lançados no país em 2023.

Civic Type R e GR Corolla – Crédito: Divulgação

Depois do Civic Type R desembarcar em solo nacional a partir de R$ 429.900, chegou a vez do novo GR Corolla estrear por aqui, e em duas versões: Core (R$ 416.990) e Circuit (R$ 461.990). As primeiras unidades vão aparecer nas concessionárias GR Garage ainda nesta semana.

GR Corolla – Crédito: Divulgação

+ Honda lança Civic Type R no Brasil a partir de R$ 429.900
+ Top 10: os hot hatches mais legais dos últimos 20 anos

Motorização

Enquanto o Civic adota o motor 2.0 DI DOHC VTEC turbo de 297 cv de potência e 42,8 kgfm de torque, o Corolla é equipado com o 1.6 turbo 12V DOHC de três cilindros, capaz de entregar 304 cv e um torque de 37,7 kgfm.

GR Corolla – Crédito: Divulgação

Vale lembrar que esse é o mesmo propulsor turboalimentado G16E-GTS utilizado no GR Yaris, apenas com aprimoramentos para um ganho de potência. O conjunto está associado ao câmbio manual de seis velocidades, enquanto o sistema integral GR-Four garante a tração nas quatro rodas.

Visual 

Desenvolvido sobre a plataforma GA-C da Toyota, o GR Corolla é fabricado na GR Factory, fábrica da Toyota de Motomachi, no Japão – unidade anteriormente conhecida por ser o berço de lendas como o Lexus LFA e o Supra A80.

Apesar da estrutura básica da carroceria do Corolla hatch ser adotada para o hot hatch, os para-lamas dianteiro e traseiro ficaram 30 mm mais largos. Outra parte que ficou maior foi a grade frontal, que favorece a admissão de ar.

PreviousNext

Os escapamentos triplos enfatizam o design da traseira com apelo esportivo. Um silenciador equipado com válvula reduz a pressão de escape e o ruído. Em resumo, contribui para que o motor ofereça aceleração e uma extensão mais agradável de RPMs, diz a marca.

O aprimoramento do desempenho aerodinâmico e de resfriamento do veículo resultou na inclusão de uma entrada de ar no para-choque dianteiro e saídas de ar no para-lama dianteiro e no capô.

O sistema de freios do esportivo é equipado com pinças monobloco de alumínio de 14” na dianteira e 11.7” na traseira. Além disso, os discos de freio são ventilados e possuem ranhuras, melhorando a dissipação de calor e evitando o superaquecimento durante a frenagem intensa. As rodas são de 18″ de liga leve.

Por dentro

No habitáculo, destaque para a alavanca de câmbio de curso curto, que permite mudanças rápidas de marcha. O freio de estacionamento é exclusivamente manual nas duas versões, Core e Circuit. O modelo não contempla apoio central de braço para o motorista.

PreviousNext

O painel de instrumentos, por sua vez, foi desenvolvido exclusivamente para os modelos GR e a central multimídia tem tela de 7” e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay. O volante conta com ajustes de altura e profundidade.

O ar-condicionado é digital dual zone e a direção é eletroassistida progressiva (EPS). Para os entusiastas do visual esportivo, as pedaleiras são cromadas, os bancos contam com assentos em acabamento de camurça Brin Naub e couro sintético com costura vermelha.

Versões

A versão Core (20% do mix) conta com bancos esportivos de couro e suede na cor preta, com detalhes e costuras em vermelho e encostos de cabeça com emblema GR.

A versão Core possui ainda o pacote High Grade que inclui:

  • Calipers customizados (vermelhos + logo GR)
  • Saídas de ar para refrigeração no capô
  • Rodas BBS – Forjadas
  • Bancos customizados (Padrão GR – material suede)
  • Consoles com acabamento Black Piano
  • TSS3 (Toyota Safety Sense gen3)
  • Diferencial TorSen®️ (sensível ao torque) com deslizamento limitado (LSD)
  • Estepe temporário.

Na opção Circuit Edition (80% do mix), o principal diferencial é o teto de fibra de carbono. Além disso, são acrescentados head-up display(HUD), alerta de ponto cego (BSM) e carregador por indução.

Segurança

Os modelos GR Corolla, de série, têm o Toyota Safety Sense 3.0 (TSS 3.0), que inclui aprimoramentos possibilitados pelos sensores do sistema com capacidade de detecção avançada.

  • Sistema de Pré-Colisão (PCS): é capaz de detectar pedestres, motociclistas e ciclistas em determinadas condições;
  • Alerta de Saída de Faixa (LDA): com assistência à direção foi projetado para notificar o motorista por meio de alertas sonoros e visuais – ele é equipado com Controle de Cruzeiro Dinâmico por Radar (DRCC); 
  • Assistência à Sinalização Rodoviária (RDA): foi projetado para reconhecer certas informações de sinais de trânsito, usando uma câmera voltada para a frente.

Além do sistema TSS 3.0, outros recursos de segurança incluem: o Monitor de Ponto Cego (BSM), projetado para ajudar a detectar e avisar quando veículos se aproximam ou se posicionam nas faixas adjacentes.

O Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA) ajuda a detectar veículos que se aproximam de ambos os lados ao dar ré e fornece um aviso visual e sonoro.

GR Corolla – Crédito: Divulgação

Launch Edition

A Toyota afirma que a primeira leva de lançamento do modelo contará com 99 unidades, que terão uma placa exclusiva de identificação numérica Gazoo Racing. Complementando os itens, a marca disponibiliza uma capa para o GR Corolla, também numerada, e porta documentos exclusivos.

Cores

O GR Corolla será oferecido em quatro cores: Branco Polar (sólido), Preto (sólido), Vermelho (metálico) e Cinza Precious Metal (metálico).

Assista abaixo ao vídeo de divulgação:

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Licenciamento 2023 SP: calendário de vencimento começa em julho
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Chevrolet confirma novo modelo RS para o mercado brasileiro
+ Fórmula 1: confira todos os novos carros para a temporada 2023
+ Motorhome: cansado de pagar aluguel, casal compra casa sobre rodas por R$ 25 mil
+ CNH: grupo de motoristas deve renovar documento até julho; entenda
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Peugeot 208 vs. Hyundai HB20
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Vídeo: Mitsubishi vai revelar SUV inédito em 10 de agosto
+ Avaliação: Nissan Sentra, uma nova oportunidade
+ Montadora GWM enxerga início de operação positivo no Brasil: ‘consumidor quer ter uma experiência de eletrificação’