A Fiat desenvolveu no Brasil e mostrará no Salão do Automóvel uma evolução de um buggy (dele o novo veículo guardou a praticidade e a facilidade de mobilidade em todo terreno) com os conceitos de preservação do meio ambiente, seja na elaboração dos seus componentes e equipamentos, seja na escolha da propulsão elétrica. Batizado de Bugster (mistura de buggy e monster), o eco-friendly (ecologicamente amigável ou amigo do meio ambiente) da Fiat teve o cuidado de manter esses princípios até mesmo no seu processo construtivo, no qual a seleção de matérias-primas sempre priorizou o desenvolvimento sustentável.

A carroceria, que reveste um chassi tubular feito em aço com as suspensões independentes nas quatro rodas, é feita em um plástico composto de polímeros concebidos com fibras renováveis e fibra de vidro, com objetivo de tornar a carroceria leve e resistente. O capô é produzido com fibra de sisal e nanoargila e, na composição de 30% dos bancos, os projetistas utilizaram óleo de fritura, um poluente de rios e mananciais. Para os faróis, os técnicos escolheram lâmpadas de led para as setas de direção e lâmpadas de xenônio para os faróis, que garantem alta eficiência e baixo consumo de energia, fundamentais para a autonomia do veículo.

A Fiat utilizou, na concepção desse conceito, toda a experiência acumulada por seus técnicos no desenvolvimento e na fabricação das Palio Weekend elétricas do projeto feito em parceria com a hidrelétrica de Itaipu

Na mecânica, bons avanços. O concept car utiliza 93 baterias de líthio-íon distribuídas entre os eixos dianteiro e traseiro, visando um melhor equilíbrio da carroceria na divisão de peso por eixo. Essas baterias, similares às que são usadas nos telefones celulares, têm a vantagem de não apresentar o efeito memória, além de uma vida útil bem longa. Com essa configuração, o conceito tem autonomia de 100 km, além de um sistema de freio regenerativo: toda vez que o motorista tira o pé do acelerador, a própria inércia do veículo contribui para a recarga das baterias. um exemplo de carro ecológico a ser seguido.

Carroceria com polímeros de fibras renováveis, bancos com óleo de fritura e sisal no capô