A BYD tinha uma lacuna na sua linha: precisava de um SUV grande de sete lugares com motorização híbrida. E justamente para resolver esse problema, chega ao Brasil o Atto 8, apresentado durante o Salão do Automóvel de São Paulo de 2025. Da mesma linhagem de Yuan Pro e Yuan Plus, ele preferiu manter o nome que é chamado na Europa, e desembarca por menos de R$ 400 mil em versão única. Tamanho e performance são dois destaques da novidade… 

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Tamanho do Atto 8

Grandalhão, ele é do porte do Tan EV, 100% elétrico, e supera Toyota SW4 ou Chevrolet Trailblazer na fita métrica. Falamos de mais de 5 metros de comprimento, cerca de 2 metros de largura, e entre-eixos que se aproxima dos 3 metros. Na altura, algo ao redor dos 1,75 m. Para efeito de comparação, um SW4 tem 4,80 m X 1,85 m X 2,75 m X 1,85 m, na ordem. Com farto espaço interno, o Atto 8 promete 270 litros de porta-malas quando montado para sete lugares, 960 litros para cinco, ou 1.960 litros para dois.  

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Motorização híbrida plug-in

Apesar da estética remeter bastante ao pequeno Yuan Pro, especialmente nas linhas e formas laterais e traseiras, o novo SUVzão da BYD aposta na motorização híbrida. Ela inclui um motor 1.5 turbo a gasolina sob o capô (165 cv de potência e torque de aproximadamente 23 mkgf), e dois motores elétricos, um acoplado a cada eixo. No dianteiro são 272 cv e no traseiro, 216 cv. Sua tração é integral permanente. 

BYD Atto 8 PHEV – Foto: divulgação

Impressionam os 488 cv de potência combinada, enquanto o torque total fica na casa dos 71,5 mkgf. Números pra lá de suficientes, que permitem ao SUVzão acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos, atingindo os 200 km/h de máxima. Para efeito de comparação, um VW Golf GTI 2025 é, pelo menos, 1 segundo mais lento. 

BYD Atto 8 PHEV – Foto: divulgação

Vale falar que, assim como em outros PHEV da BYD, aqui no Atto 8 o motor a combustão trabalha mais como gerador de força adicional, e a tração principal vem dos dois motores elétricos. Nesse caso, além de ajudar nos momentos de maior desempenho, o 1.5 turbo também atua fornecendo alguma carga para as baterias de 35,6 kWh de capacidade.  

BYD Atto 8 PHEV – Foto: divulgação

900 km de autonomia

Suas baterias permitem recarga em fontes externas de até 72 kWh de capacidade (30% a 80% em 20 minutos). Pelo ciclo chinês NEDC, garantem 152 km de autonomia elétrica ao Atto 8. Com um tanque cheio (60 litros) e carga completa, o alcance ronda os 900 km (NEDC). 

BYD Atto 8 PHEV – Foto: divulgação

Recheado

Na lista de equipamentos, o Atto 8 traz seletor de modos de condução, suspensões inteligentes com amortecedores de carga ajustável, teto-solar panorâmico, tampa do porta-malas elétrica, bancos dianteiros com ajustes elétricos, bancos das duas primeiras fileiras com aquecimento e massagem, ventilador de assento para motorista e copiloto, forração interna em couro sintético, sistema de som Dynaudio com 21 alto-falantes, multimídia rotativa de 15,6”, painel de instrumentos digital de 10,2”, head-up display, funcionalidades Google, 9 airbags e por aí vai.  

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Ainda há um pacote ADAS com alertas de colisão frontal e traseira, frenagem autônoma de emergência, monitores de ponto-cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, leitor de placas de sinalização, alerta de saída de faixa ativo, assistente de permanência na faixa, e piloto automático adaptativo (ACC) com função anda-e-para. 

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Cores e garantia

O BYD Atto 8 chega com quatro opções de cores para a carroceria (branco, preto, cinza e um verde acinzentado), e garantia de seis anos para o carro ou oito anos para as baterias de tração, as duas sem limite de quilometragem no caso de uso não-comercial.