27/11/2025 - 13:38
A BYD tinha uma lacuna na sua linha: precisava de um SUV grande de sete lugares com motorização híbrida. E justamente para resolver esse problema, chega ao Brasil o Atto 8, apresentado durante o Salão do Automóvel de São Paulo de 2025. Da mesma linhagem de Yuan Pro e Yuan Plus, ele preferiu manter o nome que é chamado na Europa, e desembarca por menos de R$ 400 mil em versão única. Tamanho e performance são dois destaques da novidade…
+Salão do Automóvel voltará em 2027, garante Anfavea
+Avaliação: BYD Song Plus 2026 ficou melhor do que a encomenda?
Tamanho do Atto 8
Grandalhão, ele é do porte do Tan EV, 100% elétrico, e supera Toyota SW4 ou Chevrolet Trailblazer na fita métrica. Falamos de mais de 5 metros de comprimento, cerca de 2 metros de largura, e entre-eixos que se aproxima dos 3 metros. Na altura, algo ao redor dos 1,75 m. Para efeito de comparação, um SW4 tem 4,80 m X 1,85 m X 2,75 m X 1,85 m, na ordem. Com farto espaço interno, o Atto 8 promete 270 litros de porta-malas quando montado para sete lugares, 960 litros para cinco, ou 1.960 litros para dois.
Motorização híbrida plug-in
Apesar da estética remeter bastante ao pequeno Yuan Pro, especialmente nas linhas e formas laterais e traseiras, o novo SUVzão da BYD aposta na motorização híbrida. Ela inclui um motor 1.5 turbo a gasolina sob o capô (165 cv de potência e torque de aproximadamente 23 mkgf), e dois motores elétricos, um acoplado a cada eixo. No dianteiro são 272 cv e no traseiro, 216 cv. Sua tração é integral permanente.

Impressionam os 488 cv de potência combinada, enquanto o torque total fica na casa dos 71,5 mkgf. Números pra lá de suficientes, que permitem ao SUVzão acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos, atingindo os 200 km/h de máxima. Para efeito de comparação, um VW Golf GTI 2025 é, pelo menos, 1 segundo mais lento.

Vale falar que, assim como em outros PHEV da BYD, aqui no Atto 8 o motor a combustão trabalha mais como gerador de força adicional, e a tração principal vem dos dois motores elétricos. Nesse caso, além de ajudar nos momentos de maior desempenho, o 1.5 turbo também atua fornecendo alguma carga para as baterias de 35,6 kWh de capacidade.

900 km de autonomia
Suas baterias permitem recarga em fontes externas de até 72 kWh de capacidade (30% a 80% em 20 minutos). Pelo ciclo chinês NEDC, garantem 152 km de autonomia elétrica ao Atto 8. Com um tanque cheio (60 litros) e carga completa, o alcance ronda os 900 km (NEDC).

Recheado
Na lista de equipamentos, o Atto 8 traz seletor de modos de condução, suspensões inteligentes com amortecedores de carga ajustável, teto-solar panorâmico, tampa do porta-malas elétrica, bancos dianteiros com ajustes elétricos, bancos das duas primeiras fileiras com aquecimento e massagem, ventilador de assento para motorista e copiloto, forração interna em couro sintético, sistema de som Dynaudio com 21 alto-falantes, multimídia rotativa de 15,6”, painel de instrumentos digital de 10,2”, head-up display, funcionalidades Google, 9 airbags e por aí vai.
Ainda há um pacote ADAS com alertas de colisão frontal e traseira, frenagem autônoma de emergência, monitores de ponto-cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, leitor de placas de sinalização, alerta de saída de faixa ativo, assistente de permanência na faixa, e piloto automático adaptativo (ACC) com função anda-e-para.
Cores e garantia
O BYD Atto 8 chega com quatro opções de cores para a carroceria (branco, preto, cinza e um verde acinzentado), e garantia de seis anos para o carro ou oito anos para as baterias de tração, as duas sem limite de quilometragem no caso de uso não-comercial.
















