A BYD confirmou oficialmente que o primeiro veículo a ser produzido em sua fábrica em construção em Camaçari (BA) será o Song Pro. Trata-se de um modelo híbrido plug-in recém-chegado ao mercado brasileiro.

A informação partiu de Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da marca no Brasil, durante a apresentação do próprio Song Pro nesta semana.

+ BYD Song Pro: SUV híbrido plug-in chega ao Brasil abaixo dos R$ 200 mil; veja detalhes
+ BYD: o que significa, quem é o dono e quais os carros a venda no Brasil

A previsão é que outros modelos também saiam do local, como previsto anteriormente pela BYD, como o DolphinDolphin MiniYuan Plus e Song Plus. Mas serão revelados em outro momento.

“O primeiro anúncio formal, oficial, é o Song Pro. Depois ocorrerão outros anúncios.”

Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD no Brasil – Crédito: Divulgação

Operação da fábrica

A previsão é que a fábrica comece a operar no final deste ano no formato CKD (Completely Knock-Down, em inglês), ou seja, por meio de kits com peças não montadas de produtos. Para 2025, a planta terá produção completa.

“Queremos nos manter entre os dez maiores players do mercado (brasileiro).”

Executivos da BYD, Geraldo Alckmin e Jeronimo Rodrigues – Crédito: Mauro Balhessa/IstoÉ

Imposto de importação

Como a fábrica ainda não está pronta, a BYD importa 100% de seus produtos comercializados atualmente no mercado nacional.

Sobre um movimento das montadoras que querem antecipar o aumento do imposto de importação para 35%, em vez de 2026, Baldy diz que a medida traz insegurança para o Brasil.

“A BYD veio e já investiu, já comprou uma planta industrial. Agora, para outros potenciais investidores, não é uma mensagem positiva. Para nós, esse impacto não é preocupante.”