A BYD confirmou que vai produzir no Brasil três modelos inicialmente: os elétricos Dolphin e Yuan Plus e o híbrido Song Plus. O anúncio ocorreu durante a inauguração da pedra fundamental da planta que era da Ford em Camaçari (BA). Serão mais de R$ 3 bilhões de investimentos em três fábricas na primeira fase do projeto e cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos.

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Executivos da BYD, Geraldo Alckmin e Jeronimo Rodrigues – Crédito: Mauro Balhessa/IstoÉ

Produção

O complexo industrial, cuja inauguração está planejada para o final de 2024, vai produzir 150 mil veículos por ano. Do local sairão chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio, além do processamento de lítio e ferro fosfato. A segunda fase, por sua vez, com início em 2025, tem como previsão a fabricação de 300 mil veículos por ano entre entre híbridos e elétricos. Vale destacar que a tecnologia híbrida será flex.

Fábrica da BYD na China – Crédito: Divulgação

Peças nacionais

Sobre o índice de produção de peças nacionais, a companhia ainda não diz quanto será a porcentagem, mas ressalta que na China a BYD detém mais de 70% dos componentes fabricados internamente. Desta maneira, a montadora depende menos de fornecedores.

“Nosso objetivo é sempre superar. É um objetivo crescente na China e certamente é o que será também no Brasil. Mas vai depender muito da variação de fornecedores disponíveis”, explica Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD.

Veja abaixo mais imagens da inauguração em Camaçari:

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