02/12/2025 - 11:30
A BYD começa a movimentar o terreno para a primeira mudança visual do Dolphin no Brasil. Lançado em 2023 e atualizado apenas em equipamentos na linha 2026, o hatch elétrico deve estrear sua reestilização no país no próximo ano, já como linha 2027. As mudanças seguem exatamente o facelift apresentado na China em 2024 e já antecipado por flagras de unidades camufladas rodando por aqui (leia). Ou seja: ele já está entre nós, brasileiros.
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Concorrentes do Novo Dolphin
A nova fase chega num cenário competitivo mais duro. O Renault Kwid E-Tech hoje parte de menos de R$ 100 mil e entrega um pacote convincente, enquanto o Geely EX2 aposta no tamanho maior e ainda assim custa menos de R$ 120 mil. Do outro lado, o Dolphin GS flerta com os R$ 150 mil, o que deixa a BYD sob pressão para atualizar o produto. Outro nessa mesma faixa de preço, na faixa dos R$ 150 mil iniciais, é o GWM Ora 03.

Novo design
No registro do INPI, o Dolphin renovado aparece com capô mais alto e plano, faróis estreitos e alongados, para-choque dianteiro mais limpo e rodas redesenhadas de 16 ou 17 polegadas. A frente mais elevada mudou o conjunto visual e deixou o hatch com postura mais esportiva. Na traseira, o para-choque assume o estilo do Dolphin Plus, enquanto as lanternas ganham novos elementos internos. A inscrição “Build Your Dreams” sai de cena e dá lugar ao logo BYD centralizado, embutido na lanterna, deixando o desenho mais limpo.

O carro também cresceu. Na China, o Dolphin passou para 4,28 metros de comprimento, contra os 4,12 metros do modelo atual, mantendo os 2,70 metros de entre-eixos. Largura de 1,77 metro e altura de 1,57 metro completam as proporções do hatch reestilizado. Enquanto isso, espere um porta-malas na casa dos 300 litros.

Interior também mudou
Por dentro, o painel de instrumentos de 5 polegadas foi trocado por um novo visor de 8,8 polegadas, enquanto a central multimídia ganhou layout atualizado e conexão 5G. Os bancos foram redesenhados e o console central passou por mudança profunda, com mais teclas físicas, novo arranjo de comandos e um compartimento fechado tipo gaveta. O pacote de equipamentos adiciona mais assistentes de condução e função de condução semiautônoma em rodovias, além de acabamento interno melhorado e carregador wireless mais potente.

Motorização
A gama mecânica segue com três configurações. A novidade é uma versão intermediária inédita, posicionada entre as conhecidas GS e Plus, com cerca de 175 cv e 29 mkgf, sempre com a bateria maior de 60,5 kWh. A opção de entrada preserva seus 95 cv e 18,3 mkgf com bateria ao redor de 45 kWh, enquanto a mais forte entrega 204 cv e 31,5 mkgf, também com 60,5 kWh.

Só em 2026
Mesmo com tudo isso no radar, o novo Dolphin ainda deve demorar. A linha 2026 foi lançada há pouco tempo e as unidades camufladas vistas no Brasil indicam fase inicial de testes. O mais provável é que o modelo chegue apenas no segundo semestre de 2026, já como linha 2027.

