12/07/2025 - 10:05
O carro já estava nas concessionárias há dias, mas só agora a BYD anunciou a linha 2026 do seu subcompacto elétrico Dolphin Mini. Ele recebe novas rodas de liga-leve aro 16, e mais uma opção de cor: um azul claro metálico.
Além disso, o grande alarde foi em torno do seu preço, que teoricamente caiu de R$ 122.800 para R$ 119.990, quase R$ 3 mil. Essa cifra vale para a versão de cinco lugares.
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BYD Dolphin Plus de quatro lugares ‘sumiu’

Aí começam os tais “detalhes”: nada foi falado sobre a configuração de quatro lugares, aquela primeira lançada no mercado nacional, antes da preparação do hatch para um quinto ocupante no centro do banco traseiro. Até então, as duas opções, de quatro e cinco lugares, conviviam nas concessionárias, só que isso possivelmente mudou: as unidades de quatro lugares anunciadas são todas 2024/2025, ou seja, sobras de estoques antigos.

As vendas da opção de quatro assentos vêm caindo bastante, enquanto a de cinco assentos cresce mês a mês. Para que se tenha uma ideia, no primeiro semestre de 2025 (janeiro a junho), foram 11.388 exemplares da versão homologada para cinco pessoas, contra apenas 1.834 da com quatro lugares. Os dados são da ABVE, Associação Brasileira de Veículos Elétricos.

Apenas a versão de cinco lugares é anunciada na linha 2026, levando a crer que a opção de 2+2 assentos sai de cena de forma discreta. Ainda há estoques dela, vale falar, mas torna-se pouco interessante frente a opção com três lugares traseiros, principalmente para quem compra o carro para uso nos transportes por aplicativos. Ainda é anunciada por R$ 118.800, ou R$ 1,1 mil a menos que o 5 lugares 2026.
Dolphin Mini 2026: preço mais baixo é promoção

E aí está o outro “detalhe”. Apesar de alardeado como novo valor de tabela, esse preço quase R$ 3 mil mais baixo, na realidade, trata-se de uma condição especial para o mês de julho, que celebra o início das operações da fábrica da marca no Brasil, em Camaçari (BA), bem como a venda de 35 mil Dolphin Mini por aqui. Claro, pode ser que a tal condição especial se torne permanente, e o preço menor vire o valor de tabela daqui em diante. Mas, também pode ser que não…
De qualquer forma, o Dolphin Mini vai bem, obrigado. Hoje é o carro elétrico mais vendido do mercado brasileiro, com (muita) folga sobre o segundo colocado. Além das 35 mil unidades emplacadas em solo nacional, sua produção chinesa já bateu a marca dos 1 milhão de carros desde o início, em abril de 2023.

Aqui no Brasil, usa um motor elétrico dianteiro de 75 cv de potência com 13,8 mkgf de torque, e traz bateria de tração com pouco menos de 39 kWh de capacidade. São 280 km de autonomia, segundo o Inmetro.