16/10/2025 - 9:53
A BYD lançou uma nova versão de entrada para o Dolphin Mini. Com foco em taxistas e pessoas com deficiência (PCD), o modelo sairá abaixo dos R$ 100 mil – para o público em geral, o subcompacto é vendido a partir de R$ 118.990.
Após a inauguração de sua fábrica em Camaçari (BA), a marca conseguiu o valor após incluir a isenção de IPI e ICMS para vendas diretas. Os modelos híbridos plug-in BYD King e BYD Song Pro, também produzidos localmente, entram na mesma estratégia com descontos significativos para esses públicos.

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BYD Dolphin Mini GL
Com a aplicação dos descontos e isenções fiscais, o Dolphin Mini GL sairá por R$ 99.990 para o público PCD e R$ 98.590 para taxistas.
A única diferença em relação ao modelo padrão é que esta nova versão de entrada será equipada com uma bateria menor, de 30,08 kWh, na qual oferece uma autonomia de até 250 km, segundo o Inmetro. A versão já conhecida, com bateria de 38 kWh e autonomia de 280 km, segue no portfólio. O BYD Dolphin Mini tem motor de 75 cv, torque de 13,8 kgfm.
Para clientes com CNPJ, como microempresas e produtores rurais, o Dolphin Mini GL recebe um desconto de 10%, e fica com um preço final de R$ 107.091.

King e Song Pro
O sedã BYD King, em sua versão GL, terá seu preço reduzido de R$ 169.990 para R$ 124.990 para taxistas e R$ 132.090 para PCD.
O SUV BYD Song Pro GL, por sua vez, com preço público de R$ 189.990, será comercializado por R$ 132.990 para taxistas e R$ 147.990 para o público PCD. Ambas as versões GL do King e do Song Pro serão direcionadas exclusivamente para o canal de vendas diretas e contam com um desconto base de 15% para compras via CNPJ.

Veja a tabela abaixo:
Modelo | Ano/Modelo | CNPJ/ Prod. RuralDesconto % | PPS | CNPJ/Prod. Rural | PCD c/ Isenção | Táxi c/ Isenção |
BYD Dolphin Mini GL | 25/26 | 10% | R$118.990 | R$107.091 | R$99.990 | R$98.590 |
BYD King GL | 25/26 | 15% | R$169.990 | R$144.492 | R$132.090 | R$124.990 |
BYD Song Pro GL | 25/26 | 15% | R$189.990 | R$161.492 | R$147.990 | R$132.990 |
Fábrica da BYD em Camaçari (BA)
A planta da BYD em Camaçari (BA), inaugurada oficialmente no dia 9 de outubro, tem uma área total é de 4,6 milhões de m², o que equivale a 645 campos de futebol, e terá capacidade para produzir 150 mil veículos por ano em sua primeira fase, 300 mil na etapa posterior, e 600 mil, quando estiver mais completa.

Trata-se da maior unidade produtora de veículos elétricos da América Latina e a maior instalação da BYD fora da Ásia. Ao todo, ela tem 30 parques industriais, espalhados pelos seis continentes.
Com o projeto, a meta da fabricante é estar entre as três maiores montadoras do país até 2028 e chegar ao topo do ranking até 2030. Além de espaços cogitados para ônibus e baterias, haverá um centro de P&D e de testes.

A marca chinesa investe R$ 5,5 bilhões no complexo de Camaçari e já emprega mais de 1,5 mil colaboradores – a expectativa é de que sejam gerados até 20 mil empregos.
‘BYD (ainda não é totalmente) do Brasil’
Os carros que são montados da fábrica chegam praticamente prontos. Isso porque, durante um ano, a operação vai funcionar no sistema SKD (Semi Knocked-Down), ou seja, com peças semidesmontadas, e importadas da China. A BYD promete que a planta evolua gradualmente para uma produção nacional completa – que inclui estampagem, soldagem, pintura e aumento do conteúdo local.
A fabricante também já anunciou a qualificação de 106 empresas instaladas no Brasil para fornecer peças para a fábrica na Bahia. A Continental Pneus de Camaçari, vizinha da fábrica, foi a primeira companhia oficialmente homologada.
A lista de carros a serem montados também já mudou muito de dois anos para cá. Agora, a BYD confirma que da planta sairão os híbridos Song Pro e King, e o elétrico Dolphin Mini. A picape Shark também está sendo cotada para a planta.