A BYD está recolhendo mais de 115.000 carros na China devido a potenciais preocupações de segurança, enquanto a maior fabricante de veículos elétricos do mundo enfrenta intensa competição.

O recall inclui veículos híbridos e totalmente elétricos após uma investigação da Administração Estatal de Regulação de Mercado da China (SAMR).

BYD Yuan Pro – Crédito: Divulgação

+ BYD Dolphin Mini ganha versão abaixo dos R$ 100 mil para taxistas e PCD
+ BYD Seal 2025 de 530 cv custa menos que Civic em promoção

Quais os modelos BYD envolvidos?

A montadora está recolhendo 44.535 unidades da versão 2015 dos carros híbridos da série Tang, produzidos entre 28 de março de 2015 e 28 de julho de 2017, e 71.248 unidades dos veículos totalmente elétricos Yuan pro, produzidos entre 6 de fevereiro de 2021 e 5 de agosto de 2022.

Os carros têm problemas de design de componentes, que em casos extremos podem levar à queima da placa de circuito, e problemas de produção e fabricação que podem resultar em menor saída de bateria, segundo comunicado da SAMR.

O recall ocorreu em meio à intensa competição na indústria de veículos elétricos da China, embora o governo tenha tomado medidas para esfriar as guerras de preços e o excesso de marketing de tecnologias de condução autônoma este ano. A indústria também enfrenta uma demanda em desaceleração.

Carros elétricos da BYD são exibidos no 46º Salão Internacional do Automóvel de Bangkok, Tailândia, em 24 de março de 2025. REUTERS/Chalinee Thirasupa/Foto de arquivo