Em julho deste ano, a BYD chamou a imprensa para um evento que seria a inauguração de sua fábrica em Camaçari (BA). Apesar de ter os primeiros protótipos de carros montados na linha de montagem, foi apenas o “início da operação da fábrica”. À época, ainda faltavam licenças para a liberação dos veículos.

Durante esse período, a unidade passava por testes para homologação definitiva do processo, que durou pelo menos até setembro. Agora, a montadora finalmente inaugurou a fábrica nesta quinta-feira, 9.

Entrada da fábrica da BYD em Camaçari (BA) – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Sairão da fábrica 150 mil veículos ao ano a partir de 2026, com expansão para 300 mil na segunda fase. A companhia tem a meta de chegar em 600 mil.

A planta baiana passou por outros adiamentos e mudanças de planos. A primeira data de estreia a ser projetada foi “final de 2024”, depois “primeiro semestre de 2025”.

Além de ter um problema de maquinário parado no Porto de Salvador por meses em 2024, houve a descoberta de trabalhadores em situação análoga à escravidão nas obras da fábrica, no final do mesmo ano.

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Fábrica da BYD – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Como está a fábrica hoje?

Os carros que são montados da fábrica chegam praticamente prontos. Isso porque, durante um ano, a operação vai funcionar no sistema SKD (Semi Knocked-Down), ou seja, com peças semidesmontadas, e importadas da China. A BYD promete que a planta evolua gradualmente para uma produção nacional completa – que inclui estampagem, soldagem, pintura e aumento do conteúdo local.

Pátio de modelos nacionais na fábrica da BYD em Camaçari (BA) – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

A fabricante também já anunciou a qualificação de 106 empresas instaladas no Brasil para fornecer peças para a fábrica na Bahia. A Continental Pneus de Camaçari, vizinha da fábrica, foi a primeira companhia oficialmente homologada.

Fábrica da BYD – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Quais carros serão montados?

A lista de carros a serem montados também já mudou muito de dois anos para cá. Agora, a BYD confirma que da planta sairão os híbridos Song e King, e o elétrico Dolphin Mini. A picape Shark também está sendo cotada para a planta.

Fábrica da BYD – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Investimento

A fábrica, que foi utilizada pela Ford entre 2001 e 2021, onde produzia modelos como o Ka e EcoSport, foi entregue ao governo da Bahia em outubro de 2023, que cederia às mãos da chinesa.

A marca chinesa investe R$ 5,5 bilhões no complexo de Camaçari. Para a planta, a expectativa é de que sejam gerados dez mil empregos, entre diretos e indiretos. Quando todas as fases estiverem concluídas, o projeto deve gerar até 20 mil empregos.

Linha de produção da fábrica da BYD em Camaçari (BA) – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Além de veículos de passeio, a marca vai produzir chassis de ônibus e montar caminhões. A companhia também deverá processar lítio e ferro fosfato, para baterias.

A unidade começa com capacidade instalada de 150 mil veículos por ano e a previsão é chegar a 300 mil unidades numa segunda etapa. Antes da cerimônia de inauguração, porém, o CEO da BYD, Wang Chuanfu, anunciou ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o compromisso de dobrar esse volume, para 600 mil automóveis.

A meta da BYD é ser uma das três maiores montadoras do País até 2028 e se tornar a número um até 2030.

O jornalista viajou a Camaçari (BA) a convite da BYD*