O carro híbrido plug-in flex é tendência de mercado de eletrificados e visto como o modelo certo para o Brasil.

Líder na venda de elétricos por aqui, a BYD confirmou que vai produzir no país automóveis sob esse conceito – e que deve ser o primeiro.

O anúncio veio por meio de Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da marca no país, durante o seminário Brasil e China: 50 anos de amizade, realizado pela Editora 247, no B Hotel, em Brasília (DF), na manhã desta quinta-feira, dia 1º.

+ Uber e BYD fazem parceria global que envolve 100 mil veículos elétricos
+ BYD Dolphin Mini com 5 lugares chega às lojas e ganha tecnologia; veja como ficou

“Faremos o carro híbrido plug-in flex fuel. Certamente será o primeiro (nesse formato) fabricado em solo nacional. Nós permitiremos que a tecnologia consiga dar a performance necessária para que a gente possa promover o etanol.”

Seminário Brasil e China: 50 anos de amizade – Crédito: Reprodução/YouTube/Brasil247

O 1º carro a sair de Camaçari

No entanto, a planta em construção de Camaçari (BA) vai estrear com o Song Pro. Trata-se de um modelo híbrido plug-in (de início, provavelmente, somente a gasolina) recém-chegado ao mercado brasileiro.

A previsão é que outros lançamentos recentes também saiam do local, como previsto anteriormente pela BYD, como o DolphinDolphin MiniYuan Plus e Song Plus. Mas serão revelados em outro momento.

Operação da fábrica

A previsão é que a fábrica comece a operar no final deste ano no formato CKD (Completely Knock-Down, em inglês), ou seja, por meio de kits com peças não montadas de produtos. Para 2025, a planta terá produção completa.

Executivos da BYD, Geraldo Alckmin e Jeronimo Rodrigues – Crédito: Mauro Balhessa/IstoÉ