13/09/2024 - 16:17
O King, sedã híbrido plug-in da BYD, veio para pegar a coroa do Corolla no Brasil. Ele chegou mais barato que seu maior concorrente, R$175.800,00 x R$187.790,00 – na comparação entre as versões de entrada. Além disso, ele é maior, mais potente e vai na tomada, diferente do carro da Toyota que é um híbrido convencional.
Motorização
O sedã da BYD tem um trem de força híbrido, com o sistema DM-i, desenvolvido pela própria marca. Ele envolve um motor 1.5 a gasolina somado a um elétrico, para gerar uma potência combinada de 235 cv e 33,1 kgfm de torque. Ele consegue ir de 0 a 100 km/h em até 7,3 segundos.
Em termos de comparação, o Corolla híbrido gera uma potência combinada de até 122 cv.
Ao optar pelo modo totalmente elétrico, o motorista aqui conta com 80 km de autonomia. Rodando somente no modo elétrico, o consumo equivale a 44 km/l na cidade e 36 km/l na estrada, segundo o Inmetro.
Visual
Na fita métrica, o King é maior que o Corolla. O rei da BYD tem 4,78 metros de comprimento, ou seja, 14 cm a mais que o sedã médio da Toyota.
Na frente, o sedã tem faixas cromadas que se conectam aos faróis de LED. Abaixo, há uma grade frontal em linhas horizontais.
As rodas são de 17 polegadas e a traseira obtém uma linha unificada para as lanternas, identidade que segue outros modelos da BYD.
O interior tem ótimo acabamento e visual minimalista, com uma tela flutuante de 12,8” de rotação elétrica, com Android Auto e Apple CarPlay, e um painel de instrumentos LCD de 8,8”.
O banco do motorista possui ajuste elétrico em seis posições, e no caso do BYD King GS, topo de gama, o banco do passageiro também pode ser ajustado em até quatro posições.
Como é?
O carro é muito confortável ao dirigir e a posição do motorista é levemente alta. O volante de base reta é bom de guiar e é possível comandar o multimídia por ele, como volume da música, por exemplo.
Um comando no volante que auxilia bastante é o de câmera, no qual auxilia no trânsito e no momento de estacionar.
O condutor pode mudar o modo de condução por botões, elétrico ou híbrido; ou Sport, Normal ou Eco.
Além do carregamento da bateria pelo funcionamento no modo híbrido, você também pode carregar na tomada. A escolha é sua!
Se por fora o visual chama atenção e ele não passa despercebido pelas ruas, por dentro também ele faz bonito. Ao acelerar, você sente o torque instantâneo e a força do modelo.
As vantagens do BYD King não param por aí. Por ser híbrido, o King é livre de rodízio na cidade de São Paulo, além de contar com isenção ou desconto no IPVA, condição que varia de acordo com o estado.
Para quem prefere o aluguel, o modelo está disponível para locação no BYD Mais, programa de carros por assinatura da BYD.
Preços e versões:
BYD King GL: R$ 175.800
BYD King GS: R$ 187.800
Ficha técnica BYD King DM-i GS
Powertrain
- Híbrido Plug-in (opção de carregamento na tomada)
- Motor elétrico com 145 kW de potência máxima
- Motor à combustão 1.5 à gasolina
- Potência combinada de 235 cv e 33kg de torque
- 0 a 100 km/h em 7,3 segundos
- Tração Dianteira
- Velocidade máxima de 185 km/h
Dimensões
- Comprimento 4,7 m
- Largura 1,8 m
- Altura 1,4 m
- Entre-eixos 2,7 m
- Volume do porta-malas 450 L
- Tanque de combustível 48 L
- Pneus 215/55 R17
Bateria
- Blade (LFP) com capacidade de 18,3 kW
Consumo e autonomia
- 80 km de autonomia no modo elétrico
- 1.200 km de autonomia no modo híbrido
- 44 km/L na cidade 36 km/L na estrada
Segurança e conveniência
- 6 airbags
- Freios ABS
- Assistência de partida em rampas
- Controle de tração
- Direção assistida elétrica (C-EPS)
- Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
- Ajuste elétrico dos bancos de motorista e passageiro
- Carregamento sem fio para celular
- Ar condicionado dual zone
Multimídia
- Tela flutuante rotativa 12,8’’
- Painel de instrumentos 8,8’’
- Câmera 360º
- Conexão e espelhamento Apple CarPlay e Android
- Comandos de voz
- Sistema de som com 8 alto-falantes