A BYD lançou no Brasil o Dolphin EV, que promete ser o veículo com melhor eficiência energética do mercado nacional, segundo o Inmetro.

Trata-se do quinto veículo de passeio da marca em solo brasileiro, que já conta com os elétricos Tan EV, Han EV e Yuan Plus EV. A linha de motores híbridos tem hoje o SUV Song Plus DM-i.

+ BYD confirma a chegada de novo SUV ao Brasil
+ Quanto custa alugar um carro eletrificado da BYD? Veja

e-Platform 3.0

O Dolphin foi desenvolvido sobre a e-Platform 3.0, responsável por integrar o sistema de alta tensão e as baterias com o chassi do carro. Outro destaque é a distância entre-eixos de 2,7 m que deixa o veículo mais espaçoso.

BYD Dolphin – Crédito: Divulgação

Autonomia e consumo

O veículo conta com a bateria Blade de 44.9kWh que, com a carga completa, consegue rodar 291 quilômetros. Segundo dados do Inmetro, ele é o veículo com melhor eficiência energética disponível no Brasil, com 0,42MJ/km.

Com um adaptador, a bateria pode ser recarregada na tomada comum de 127 ou 220V. Já nos carregadores de alta potência que estão em shoppings, postos, estacionamentos e em residências, a bateria do Dolphin pode ir de 20% a 80% em 25 minutos.

Visual

PreviousNext

Inspirado pelo golfinho, o design do BYD Dolphin é o primeiro lançamento da linha Ocean e, como os nomes indicam, carrega referências ao mar e ao animal marinho por todas as suas linhas – externas e internas.

No interior, os assentos e apoios de cabeça possuem design ergonômico. Ele vem equipado com ICS (Inteligent Cockpit System) que possui uma tela de 12,8″, rotação elétrica para posição vertical e horizontal, além de seis alto-falantes.

PreviousNext

VTOL

Por meio da função VtoL (Vehicle to Load), com o uso de um adaptador, a bateria do carro se transforma numa fonte de energia que pode utilizar equipamentos externos como uma cafeteira, um laptop, uma pipoqueira e até uma luminária, por exemplo.

Mercado

O BYD Dolphin EV desembarca no Brasil por R$ 149.800, nas cores cinza, rosa e amarelo.

A garantia do veículo é de cinco anos ou 200 mil quilômetros rodados (sistema elétrico do PHEV + baixa tensão + chassis). A bateria Blade, por sua vez, contará com garantia de oito anos ou 200 mil quilômetros percorridos.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Chevrolet confirma novo modelo RS para o mercado brasileiro
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Honda Motos promete 10 lançamentos e estuda mercado de locação no Brasil
+ Renault Megane elétrico ganha site e desembarca em setembro
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ BMW: divisão de motos cresce 22% no Brasil e espera recorde de vendas no ano
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Chevrolet Silverado chegará ao Brasil na versão High Country em 2023
+ Confirmada: Esportiva Yamaha R15 chega ao Brasil por R$ 18.999