A BYD apresentou o compacto elétrico de baixo custo “Dolphin Surf” – conhecido como Dolphin Mini aqui no Brasil –, seu décimo modelo lançado na Europa, em Berlim, nesta quarta-feira, 21, enquanto as vendas da montadora chinesa na região ganham velocidade após uma reformulação estratégica.

O carro será vendido em três faixas de preço, 22.990 euros (US$ 26.100) para uma autonomia de 322 quilômetros, a 24.990 euros para um alcance de 507 quilômetros.

Até o final de junho, as três versões estarão disponíveis a um preço com desconto de 19.990 a 24.990 euros, anunciou o chefe de vendas da companhia, Patrick Schulz.

+ BYD confirma que Dolphin Mini será montado a partir de junho no Brasil
+ BYD Dolphin Mini vira opção elétrica para entregas no Brasil

O carro aumenta a pressão sobre as montadoras europeias para que ofereçam alternativas elétricas mais acessíveis, já que o custo ainda é uma barreira importante para a adoção mais ampla de veículos eletrificados.

Enquanto apenas alguns modelos, como o Dacia Spring ou o T03 da Leapmotor, existem na Europa por menos de 20.000 euros, 11 novos modelos com preços abaixo de 25.000 euros serão vendidos no continente este ano, incluindo o ID.2, da Volkswagen, o Renault R5, o Fiat Grand Panda e o Hyundai Inster.

“O segmento compacto é a próxima fronteira para a eletrificação na Europa”, disse Maria Grazia Davino, diretora administrativa regional para mercados, em Berlim. “Acreditamos que esse mercado tem um enorme potencial.”