A marca de carros chinesa que lidera o ranking de eletrificados no Brasil, com 27.238 unidades comercializadas até maio (ABVE), é a BYD. Três letras que significam Build Your Dreams ou “Construa Seus Sonhos” na tradução.

Ela foi cofundada em 1995 por Wang Chuanfu, hoje CEO da BYD Company. O denominado “Elon Musk chinês” nasceu em um vilarejo agrícola e ficou órfão na adolescência. Ele chegou à faculdade e se destacou no campo de tecnologia de baterias.

Nascida como uma empresa de tecnologia, a BYD avançou nos setores de eletrônicos, automotivo, energia renovável e transporte ferroviário. Atualmente, ela conta com mais de 30 parques industriais em seis continentes.

+ BYD prevê até 8 carros em fábrica brasileira e segura preços mesmo com o aumento de imposto
+ Novo rei dos sedãs? BYD King chega mais barato que o Corolla híbrido

Evento BYD – Crédito: Mauro Balhessa/IstoÉ

Brasil

No Brasil, a BYD desembarcou em 2013. A empresa possui em solo nacional fábricas de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos e de produção de módulos fotovoltaicos, ambas em Campinas (SP). Tem também no Polo Industrial de Manaus (AM), uma unidade dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio.

Além disso, ela importa empilhadeiras, paleteiras, rebocadores e caminhões para o Brasil, todos 100% elétricos.

No ano passado, a companhia deu início ao projeto para a construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, onde vai instalar a primeira fábrica de carros fora da Ásia.

Executivos da BYD, Geraldo Alckmin e Jeronimo Rodrigues – Crédito: Mauro Balhessa/IstoÉ

Carros de passeio vendidos atualmente

Em novembro de 2021, a montadora iniciou a comercialização de automóveis de passeio no país. Atualmente, a lista conta com os elétricos Dolphin Mini, Dolphin, Seal, Yuan Plus, Han e Tan; além dos híbridos Song Plus e King.

BYD Song Plus DM-I – Crédito: Divulgação