05/08/2025 - 15:17
Pony EV da BYD? Vez ou outra, surgem alguns assuntos “sem pé nem cabeça” no meio automotivo. É a volta de algum carro antigo, um desconto estonteante que não existe, ou mesmo a criação de um modelo que nunca vai chegar às lojas. Sites tendenciosos anunciam essas desinformações quase sempre acompanhadas de títulos chamativos, e falsos.
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Pony EV existe, mas não é BYD
Quer um exemplo? Basta dar um Google para encontrar a notícia de um minicarro elétrico de R$ 30 mil fabricado pela BYD. Na realidade, não é nada disso: o Pony EV é de fato um simpático modelo urbano e totalmente elétrico vendido na China, porém é fruto da FAW, outra fabricante concorrente da BYD. De quebra, ele é vendido como um carro da Bestune, uma das submarcas da FAW.

Os tais R$ 30 mil? Equivalem, mais ou menos, ao valor convertido de Dólar para Real, praticado por revendas do Pony EV na China (34.900 Yuan, ou cerca de 4.800 Dólares). O pequeno modelo, aliás, passou por atualizações recentes, com estilo retocado, motorização mais potente e baterias de tração maiores. Em alguns outros mercados, como o uruguaio, ele atende pelo nome de Xiaoma EV.

Ainda assim, a chance do pequeno Bestune chegar ao Brasil é mínima. O Grupo FAW ainda não está presente no mercado nacional, muito menos com a submarca Bestune. Além disso, modelos pequenos como ele não tem boa aceitação por aqui: até mesmo o Caoa-Chery iCar, maior, tornou-se fracasso pelo porte muito diminuto e limitações do uso praticamente 100% urbano.

Porém, numa situação hipotética, poderíamos ter o Pony EV circulando por aqui, mas não pelos R$ 30 mil comentados: aplicados impostos e taxas, bem como custos de importação e outros investimentos, poderíamos esperá-lo pelo dobro desse valor, pelo menos. No Uruguai, por exemplo, ele é comercializado por US$ 12,5 mil, ou quase R$ 70 mil em conversão direta pela cotação atual.

Como é o Bestune Pony EV?
De qualquer forma, o Pony EV, ou Xiaoma, é um carrinho que faz sucesso na China. Totalmente urbano, acomoda quatro pessoas com bastante aperto, no esquema 2+2, e tem como característica as linhas simpáticas e cores alegres. Com rodas minúsculas, de aro 12, e teto bem alto, mede apenas 3 metros de comprimento por 1,50 m de largura. É 60 cm mais curto que um Fiat Mobi.

São apenas duas portas, ou três se você considerar a tampa do minúsculo porta-malas, com 80 litros. Nessa reestilização, vieram novos retrovisores, desenhos das calotas, cores inéditas para carroceria e interior, além de uma inédita multimídia de 10”, que equipa apenas suas versões mais caras. Ele também ganhou algumas outras funções, como a “creep”, aquela que faz o carro sair sozinho da inércia após tirar o pé do freio, como em automáticos.
A maior mudança está no powertrain elétrico, que passou de 27 para 42 cv de potência nessa nova linha. O torque ronda os 10 mkgf, e impulsiona as rodas traseiras (tração traseira, onde vai o motor). Sua autonomia pelo ciclo chinês CLTC passa a ser de 222 km, graças a baterias maiores, com aproximadamente 18 kWh. Até então, oficialmente, ele não passava dos 175 km de alcance.

Dentre os equipamentos possíveis, multimídia de 10”, Bluetooth, painel de instrumentos digital de 7”, airbag frontal duplo, freios ABS, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, entre outros. Totalmente urbano, o Bestune tem velocidade máxima não muito superior a 100 km/h, ainda que o tempo de aceleração não seja declarado.