Pony EV da BYD? Vez ou outra, surgem alguns assuntos “sem pé nem cabeça” no meio automotivo. É a volta de algum carro antigo, um desconto estonteante que não existe, ou mesmo a criação de um modelo que nunca vai chegar às lojas. Sites tendenciosos anunciam essas desinformações quase sempre acompanhadas de títulos chamativos, e falsos.  

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Bestune Xiaoma EV – Foto: Bestune/divulgação

Pony EV existe, mas não é BYD

Quer um exemplo? Basta dar um Google para encontrar a notícia de um minicarro elétrico de R$ 30 mil fabricado pela BYD. Na realidade, não é nada disso: o Pony EV é de fato um simpático modelo urbano e totalmente elétrico vendido na China, porém é fruto da FAW, outra fabricante concorrente da BYD. De quebra, ele é vendido como um carro da Bestune, uma das submarcas da FAW.  

Bestune Xiaoma EV – Foto: Bestune/divulgação

Os tais R$ 30 mil? Equivalem, mais ou menos, ao valor convertido de Dólar para Real, praticado por revendas do Pony EV na China (34.900 Yuan, ou cerca de 4.800 Dólares). O pequeno modelo, aliás, passou por atualizações recentes, com estilo retocado, motorização mais potente e baterias de tração maiores. Em alguns outros mercados, como o uruguaio, ele atende pelo nome de Xiaoma EV.  

Bestune Xiaoma EV – Foto: Bestune/divulgação

Ainda assim, a chance do pequeno Bestune chegar ao Brasil é mínima. O Grupo FAW ainda não está presente no mercado nacional, muito menos com a submarca Bestune. Além disso, modelos pequenos como ele não tem boa aceitação por aqui: até mesmo o Caoa-Chery iCar, maior, tornou-se fracasso pelo porte muito diminuto e limitações do uso praticamente 100% urbano.  

Bestune Xiaoma EV – Foto: Bestune/divulgação

Porém, numa situação hipotética, poderíamos ter o Pony EV circulando por aqui, mas não pelos R$ 30 mil comentados: aplicados impostos e taxas, bem como custos de importação e outros investimentos, poderíamos esperá-lo pelo dobro desse valor, pelo menos. No Uruguai, por exemplo, ele é comercializado por US$ 12,5 mil, ou quase R$ 70 mil em conversão direta pela cotação atual.  

Bestune Xiaoma EV – Foto: Bestune/divulgação

Como é o Bestune Pony EV?

De qualquer forma, o Pony EV, ou Xiaoma, é um carrinho que faz sucesso na China. Totalmente urbano, acomoda quatro pessoas com bastante aperto, no esquema 2+2, e tem como característica as linhas simpáticas e cores alegres. Com rodas minúsculas, de aro 12, e teto bem alto, mede apenas 3 metros de comprimento por 1,50 m de largura. É 60 cm mais curto que um Fiat Mobi.  

Bestune Xiaoma EV – Foto: Bestune/divulgação

São apenas duas portas, ou três se você considerar a tampa do minúsculo porta-malas, com 80 litros. Nessa reestilização, vieram novos retrovisores, desenhos das calotas, cores inéditas para carroceria e interior, além de uma inédita multimídia de 10”, que equipa apenas suas versões mais caras. Ele também ganhou algumas outras funções, como a “creep”, aquela que faz o carro sair sozinho da inércia após tirar o pé do freio, como em automáticos.  

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A maior mudança está no powertrain elétrico, que passou de 27 para 42 cv de potência nessa nova linha. O torque ronda os 10 mkgf, e impulsiona as rodas traseiras (tração traseira, onde vai o motor). Sua autonomia pelo ciclo chinês CLTC passa a ser de 222 km, graças a baterias maiores, com aproximadamente 18 kWh. Até então, oficialmente, ele não passava dos 175 km de alcance.  

Bestune Xiaoma EV – Foto: Bestune/divulgação

Dentre os equipamentos possíveis, multimídia de 10”, Bluetooth, painel de instrumentos digital de 7”, airbag frontal duplo, freios ABS, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, entre outros. Totalmente urbano, o Bestune tem velocidade máxima não muito superior a 100 km/h, ainda que o tempo de aceleração não seja declarado.