Em entrevista concedida à imprensa, a Alexandre Baldy, conselheiro da BYD no Brasil, afirmou que a planta da montadora em Camaçari (BA), que vai estrear no primeiro semestre de 2025, poderá contar com até oito modelos distintos ainda nos primeiros 12 meses de implantação da fábrica.

Por enquanto, estão confirmados: DolphinDolphin MiniYuan Plus e Song Plus.

Planta da BYD em Camaçari (BA) – Crédito: Mauro Balhessa/IstoÉ

“Nosso objetivo é que a linha de montagem comece no final desse ano e a etapa de produção plena no primeiro semestre do ano que vem.”

Carros BYD – Crédito: Divulgação/Governo da Bahia/Feijão Almeida

+ Novo rei dos sedãs? BYD King chega mais barato que o Corolla híbrido

Aumento de impo = carros mais caros?

Está programado para julho o segundo aumento na alíquota de imposto de importação. Para carros híbridos plug-in ela vai passar de 12% para 20%, enquanto para os elétricos sairá de 12% para 18%.

A marca diz que tem estoques para garantir a manutenção do preço de seus veículos.

Veículos elétricos da BYD em Lianyungang 25/4/2024 China Daily via REUTERS

“A BYD vem deslocando da China para o Brasil quase 20 navios de grande capacidade no segundo trimestre de 2024. Isso até que nossa fábrica fique pronta.”

Para Baldy, quem perde com a medida é o consumidor brasileiro e ressalta que isso terá “consequências”.

“Em um momento em que a gente fala no país da Amazônia, da COP30 e das novas energias. Certamente quando você eleva a carga tributária, em uma avaliação de que não é um ato que é inovador. Isso já ocorreu no passado e nós enxergamos quais foram as suas consequências.”