17/09/2025 - 15:00
BYD Qin Plus: que bicho é esse? Lembra da Fiat que, nos anos 2000, vendia o Palio com duas caras diferentes? Os dois eram da mesma geração, e até compartilhavam várias peças, porém o de frente nova era mais caro e refinado. O de “cara antiga” custava menos, e também tinha menos a oferecer. Pois então…a BYD trabalha de forma parecida com a linha do sedan King.
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Qin e King: parecidos, mas diferentes

São várias versões diferentes de um mesmo projeto, datado lá de 2018. O que temos aqui, King DM-i, é a configuração híbrida plug-in mais chique e moderna, enquanto o Qin Plus é seu “irmão pobre”. Você vai ver muita semelhança entre os dois carros, afinal ambos os sedans derivam de uma mesma base e vieram do mesmo projeto: recorte das portas, linhas gerais, formato das janelas…um lembra o outro.

Como o King DM-I vai muito bem, obrigado, no Brasil (é vice-líder dentre os sedans médios), a BYD parece querer explorar outros horizontes com o Qin Plus, mais simples. Afinal, o sedan médio inferior teve seu desenho registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) recentemente. Isso pode indicar sua chegada ao mercado brasileiro futuramente, dependendo dos planos da marca chinesa.
Design mais antigo
Contra o King que já conhecemos, o Qin Plus é praticamente igual nas dimensões, porém segue outra linha de design: parece a antiga linha dos SUVs Song Plus e Tan EV, com grande grade ovalada, pequenas tomadas de ar laterais (verticais), e faróis que se “casam” com a grade superior, essa mais fina e horizontal. Atrás, a mesma receita do King, apenas com novos elementos nas lanternas e detalhes próprios no parachoque.

A cabine, porém, é mais simples, especialmente nas versões de entrada: abusa das linhas retas e planas, traz telas menores nas versões de entrada (10,1” da multimídia), e nitidamente parece equipar um carro mais antigo. Essas versões de entrada, inclusive, são as que podem interessar mais a BYD brasileira: elas oferecem menos equipamentos (dispensam todo o pacote ADAS e rodas bonitas, também), e por isso acabam custando menos.

Como o King ganhou um reforço na linha 2026, com novas rodas diamantadas e pacote ADAS completo, caberia uma opção de sedan mais enxuto, mantendo a motorização híbrida plug-in semelhante. Esse novo modelo poderia, por exemplo, incomodar os sedans compactos em suas versões mais caras, aquelas ao redor de R$ 150 mil.

Motorização do Qin Plus
A motorização segue uma receita parecida com a do King, porém é também mais simples: o motor 1.5 16v a gasolina, com aproximadamente 100 cv de potência, é o mesmo, e trabalha mais como gerador para as baterias do que outra coisa. Quem move mais o carro é um motor elétrico dianteiro, esse sim rendendo cerca de 160 cv de potência e 21 mkgf de torque. Nosso King tem pelo menos 180 cv e 32 mkgf.

As baterias aqui no Qin Plus também são menores: rondam os 7,7 kWh de capacidade, permitindo autonomia elétrica de 55 km pelo presunçoso ciclo chinês CLTC. O King tem 8,3 kWh, e rende mais no modo elétrico. Além disso, nas versões mais simples, esse sedan inédito da BYD tem potência máxima de recarga de 3,3 kW, exatamente o mesmo do King vendido no mercado nacional.

Com isso, há a praticidade de recargas mais rápidas que a do King, porém rendendo uma menor autonomia elétrica. Em contrapartida, a BYD fala que o Qin Plus consegue um alcance combinado de nada menos que 2.055 km, somando um tanque cheio com a carga completa das baterias. Isso graças ao generoso tanque de combustível, com 65 litros, contra 48 do sedan que conhecemos por aqui.

No mercado chinês, o Qin Plus é oferecido em três versões, todas com o mesmo powertrain básico. A mais cara, porém, tem potência de recarga quase cinco vezes maior (cerca de 15 kW), e baterias de quase 16 kWh de capacidade. Essa é a configuração indicada para maior autonomia elétrica, chegando aos 120 km.
BYD já registrou muita coisa no Brasil
A linha da BYD na China é imensa. Coisa de dezenas de carros, sem contar as versões. Parte deles já está à venda por aqui, enquanto outros estão registrados no INPI, na espera de um possível futuro lançamento. Qual serão os planos para com o Qin Plus? Só o futuro vai dizer…