PEQUIM (Reuters) – A montadora chinesa BYD fará o recall imediato de 88.981 híbridos plug-in devido a um possível risco de segurança relacionado à bateria, disse o regulador de mercado da China em um aviso nesta sexta-feira, semanas após o maior recall da fabricante de veículos elétricos até o momento.

+BYD Atto 8 é maior que SW4 e mais rápido que Golf GTI; conheça

+Recall: Jeep Grand Cherokee 2014 e 2015 pode perder potência em movimento

BYD Qin Plus - Foto: divulgação
BYD Qin Plus – Foto: divulgação

BYD Qin Plus é o afetado

Os modelos Qin PLUS DM-i afetados foram produzidos entre janeiro de 2021 e setembro de 2023 e “podem ter potência limitada devido a problemas com a consistência dos pacotes de baterias durante o processo de produção”, disse o aviso. Em casos extremos, eles não serão capazes de dirigir no modo elétrico puro, disse o regulador do mercado, acrescentando que o recall foi baseado em uma investigação de defeito.

BYD Qin Plus – Foto: divulgação

Outros recalls da marca

A fabricante chinesa, que está enfrentando queda nas vendas e nos lucros, já fez o recall de mais de 210.000 veículos este ano, incluindo quase 7.000 de seus SUVs off-road híbridos plug-in. Em meados de outubro, a marca anunciou seu maior recall até o momento, de mais de 115.000 veículos Tang e Yuan Pro produzidos entre 2015 e 2022, devido a defeitos de projeto e riscos de segurança relacionados à bateria.

BYD Yuan Plus – Foto: Lucca Mendonça

Em setembro de 2024, a empresa fez um recall de quase 97.000 veículos elétricos Dolphin e Yuan Plus devido a uma falha de fabricação envolvendo uma unidade de controle de direção que apresentava riscos de incêndio.

Vendas

As vendas da BYD em outubro caíram 12% em relação ao mesmo mês do ano anterior, após uma queda de 33% no lucro do terceiro trimestre.