Durante a inauguração de sua fábrica em Camaçari (BA), que ocorreu de forma oficial na quinta-feira, 9, a BYD aproveitou para exibir uma reestilização do Song Pro, que recebeu motorização híbrida e flex.

Na verdade, o modelo é uma edição especial para a COP30 e representa o 14º milionésimo veículo produzido pela marca no mundo.

Segundo a BYD, o Song Pro Edição Especial COP30 tem uma edição limitada de 30 unidades. Elas serão doadas ao maior encontro global sobre mudanças climáticas. Após o evento, os veículos serão doados a escolas e instituições públicas locais.

BYD Song Pro flex – Foto: Divulgação

+ BYD inaugura fábrica no Brasil após estreia ser adiada por falta de licenças
+ BYD King híbrido plug-in 2026 sai mais barato que Versa em promoção

Como é a motorização?

O conjunto é composto pelo motor 1.5 com a tecnologia denominada de DM-i (Dual Mode Intelligent), já empregados no SUV. Vale ressaltar que, nesse sistema, o propulsor a combustão funciona majoritariamente como um gerador de energia para a bateria, mesmo durante o deslocamento no modo híbrido.

O diferencial, agora, é que o sistema pode funcionar com qualquer proporção de gasolina e etanol. O sistema foi projetado e construído especialmente para o Brasil, fruto da cooperação entre cientistas chineses e brasileiros.

Motor do Song Pro flex
Motor do Song Pro flex – Foto: Divulgação

Novo visual

Além do motor, o modelo adotou um design diferente. Há uma grade frontal menos destacada, faróis menos retilíneos e novas entradas de ar.

BYD Song Pro flex – Foto: Divulgação

Quando vem?

Mesmo exibindo o modelo e a motorização flex, a BYD afirma que não há data para o lançamento. Nos bastidores, a expectativa é que ocorra nos “próximos meses”.

BYD Song Pro flex – Foto: Divulgação

O jornalista viajou a Camaçari (BA) a convite da BYD*